Olhares sociológicos sobre a educação e o ensino de ciências sociais

Autores

  • Rodrigo Rosistolato UFRJ
  • Joana Macedo UERJ

DOI:

https://doi.org/10.47456/0fzmf023

Resumo

O debate socioantropológico sobre educação realiza-se em duas vertentes complementares. Na primeira, tem-se um conjunto de pesquisas que investem em temas educacionais, le- vando em conta o arcabouço teórico e metodológico das ciências sociais. Por outro lado, há debates específicos sobre o ensino de ciências sociais em espaços escolares nos ensinos fundamental, médio e superior. O dossiê contempla ambas as vertentes e tem por objetivo consolidar-se como um repositório de textos sobre tais temáticas, além de colocar novas questões que orientem pesquisas futuras.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Rosistolato, UFRJ

    Antropólogo especializado em temas educacionais. Doutor em Ciências Humanas (antropologia), pro- fessor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. Bolsista em produtividade de pesquisa pelo CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Integra a equipe do LaPOpE. Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais. Associado efetivo da ABA - Associação Brasileira de Antropologia, da SBS- Sociedade Brasileira de Sociologia e da REIPPE - Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais. Membro do Grupo de Trabalho Ensino de Antropologia e a formação de antropó- logos e antropólogas da Associación Latinoamericana de Antropologia. Membro do Ceape - Centro de Antropologia de Processos Educativos, localizado na UNICAMP. 

  • Joana Macedo, UERJ

    Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 2012 e 2013 foi pesquisadora/visitante no Center for Anthropological Research na University of Johan- nesburg, África do Sul. É especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Ja- neiro (2018), e Pós-Doutora (2024) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Integra o Grupo de Pesquisa Ciências Sociais e Educação (GPCSE/ UERJ). Tem experiência na Sociologia da Educação e no Ensino de Sociologia. Pesquisa temas sobre oportunidades educacionais e desigualdades escolares. 

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psica- nálise do conhecimento / Gaston Bachelard; tradução Esteia dos Santos Abreu. - Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

Downloads

Publicado

01-08-2025