As artimanhas do jogo eurocêntrico no chão da escola

Autores

  • Fabiana Curto Feitosa Universidade Federal do Espírito Santo.

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre os desafios e as possibilidades, vivenciados durante 16 anoscomo professora do ensino básico na rede pública, na tentativa de construir propostas voltadas para ocompromisso com a diversidade humana. Inicialmente, buscaremos resgatar a maneira como os índios sãoapresentados pelos professores. Cabe pensar a forma eurocêntrica como os conteúdos são trabalhados noslivros didáticos e paradidáticos, e por que a escola, mesmo diante dos apelos multiculturais, aindareproduz os mecanismos eurocêntricos que controlam a história de apagamento que divide o mundo ereafirma o discurso hegemônico. Durante esse percurso, dialogaremos com algumas contribuiçõesfilosóficas de Stuart Hall, Paul Gilroy e Homi Bhabha, dentre outros.Palavras-chave: multiculturalismo; eurocentrismo; apagamento; escola.

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Publicado

26-08-2014

Edição

Seção

GT1 - Africanidades e Brasilidades em Educação