Saberes e Aprendizados no Currículo Invisível da Comunidade Remanescente Quilombola de Jurussaca-Pa
Resumo
Este trabalho se constitui em uma análise preliminar sobre a pesquisa quevenho realizando na comunidade remanescente quilombola de Jurussaca,município de Tracuateua, no interior do estado do Pará.O principal objetivo é refletir acerca de certas dimensões que revelam oprocesso de constituição identitária dessa comunidade, no que se refere àtransmissão e valorização dos traços culturais a partir do currículo invisíveldifundido pelas mulheres afro-descendentes.Tendo em vista o objetivo proposto, e partindo da premissa de que todosos aspectos da concepção humana são culturalmente construídos, utilizo oenfoque etnográfico qualitativo para a realização da pesquisa que ora se inicia.Para isso, foram adotados alguns procedimentos tradicionalmente ligados aoexercício etnometodológico, como a observação participante e a entrevista nãoestruturada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-08-2014
Edição
Seção
GT1 - Africanidades e Brasilidades em Educação