Saberes e Aprendizados no Currículo Invisível da Comunidade Remanescente Quilombola de Jurussaca-Pa

Autores

  • Mária Célia Barros Virgolino Pinto Universidade Estadual do Pará -UEPA e Universidade Federal do Pará - UFPA

Resumo

Este trabalho se constitui em uma análise preliminar sobre a pesquisa quevenho realizando na comunidade remanescente quilombola de Jurussaca,município de Tracuateua, no interior do estado do Pará.O principal objetivo é refletir acerca de certas dimensões que revelam oprocesso de constituição identitária dessa comunidade, no que se refere àtransmissão e valorização dos traços culturais a partir do currículo invisíveldifundido pelas mulheres afro-descendentes.Tendo em vista o objetivo proposto, e partindo da premissa de que todosos aspectos da concepção humana são culturalmente construídos, utilizo oenfoque etnográfico qualitativo para a realização da pesquisa que ora se inicia.Para isso, foram adotados alguns procedimentos tradicionalmente ligados aoexercício etnometodológico, como a observação participante e a entrevista nãoestruturada.

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Biografia do Autor

Mária Célia Barros Virgolino Pinto, Universidade Estadual do Pará -UEPA e Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em Educação e Currículo/ PUC-SP. Doutoranda em Ciências Sociais/ PUC-SPProfessorada UEPA e UFPA

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Publicado

26-08-2014

Edição

Seção

GT1 - Africanidades e Brasilidades em Educação