RELAÇÕES RACIAIS NA SALA DE AULA E A LEI 10.639
Resumo
Mais de cem anos se passaram e os negros brasileiros permanecem em situaçãode desigualdade, e no que tange à educação, a situação não é diferente. Aquelesque tiveram a oportunidade de escolarizar-se foram vítimas de racismo entre osmuros da escola. O presente trabalho, que é fruto de pesquisa concluída deMestrado teve como um dos objetivos compreender a questão da discriminaçãoracial na infância, assim como investigar os desdobramentos da Lei 10.639aprovada em 2003, no que se refere às suas possíveis contribuições para atenuaras omissões e desarmonias raciais presentes em sala de aula. Como metodologiautilizou-se de entrevistas semiestruturadas no período de 2009-2010, com alunosnegros da educação básica da rede pública da cidade de São Paulo. A análisedas falas dos entrevistados evidenciou que o racismo atuou na construção desuas identidades e os resultados indicaram a dificuldade dos professores emmediar as relações de conflitos existentes no âmbito escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-08-2014
Edição
Seção
GT1 - Africanidades e Brasilidades em Educação