A pena como rosário: letras e contas em Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo

Autores

  • Valéria Rosito Universidade FederalRural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Resumo

Este discute o lugar da autoria feminina em Quarto de despejo: diário deuma favelada, de Carolina Maria de Jesus, de meados do século XX, e em Becosda Memória e Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo, daprimeira década do século XXI. Afastadas por meio século, essas narrativasautobiográficas tensionam permanência e ruptura na condição da mulher negrano Brasil. A índole estética do Diário de uma favelada aproxima a escritadocumental de Carolina da escrita ficcional de Conceição especialmente na lavramemorialística desta última. Por um lado, ambas firmam sua condição autoral novértice inesperado de categorias de gênero, cor e classe social. Por outro lado,essa inscrição se traduz num processo árduo, no qual se entrechoca a dissoluçãode identidades coletivas e o esforço de sua recuperação, pela escrita eimaginação.

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Biografia do Autor

Valéria Rosito, Universidade FederalRural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Doutora em Literatura Comparada. Profª Adjunta de Literatura Brasileira. Universidade FederalRural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Instituto Multidisciplinar/Departamento de Letras. Membro doGP CNPq GEDIR – Gênero, Discurso e Imagem.

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Publicado

26-08-2014

Edição

Seção

GT2 - AfricanidadeS e Brasilidades em Literatura