Análises preliminares sobre América Latina (e Brasil) e desafios epistemológicos: uma sociologia pós-ocidental?
Resumo
A ciência pode significar um saber que duvida dos discursos do sensocomumou dos credos religiosos e/ou políticos e de forma sistemática, capaz deser partilhada intersubjetivamente, quer avançar para além dos pré-conceitos edas generalizações que criam os estereótipos e construir possibilidades decompreensão da realidade mais críveis e mais razoáveis tendo como parâmetrosa coerência, a consistência e o ceticismo mesmo que torna qualquer explicaçãoprovisória. Disto falava-nos Weber em “A ciência como vocação” (2002). Noutrostermos, também Habermas, em sua aposta na “situação ideal de fala” que, antesdo predomínio da técnica, supunha uma comunidade de comunicação entreinterlocutores sinceros e dispostos ao exercício da argumentação e doconvencimento legítimos (Miglievich, 1998).Downloads
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Publicado
26-08-2014
Edição
Seção
GT5 - Africanidades e Brasilidades: Desafios Epistemológicos