RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: Silêncio e Invisibilidade da Religião dos Estudantes que Professam a Religião Candomblé.
Resumo
Este é resultado de observação de como alunos que professam a religiãocandomblé têm o seu sentimento de pertença violado no espaço escolar. Se faznecessário atitudes de gestores e docentes para garantir aos estudantescandomblecistas o direito de terem a sua religião visibilizada na escola.A LBD2 dá garantia aos professores e estudantes que a escola é laica. Apesar dessagarantia a mesma utiliza elementos morais e doutrinários baseados em religiõesjudaico-cristãs. Portanto, estudantes candomblecistas vêem suas crenças excluídasdo discurso hegemônico, onde, na visão dos judaico-cristãos, as religiões de matrizafricana cultuam o satanismo, a selvageria e a feitiçaria (Santos, 2010). O que seobserva, é a necessidade dos professores se posicionarem e aceitarem o desafio deiniciar trabalhos, pesquisando o candomblé, pois todos os estudantes têm o direitode conhecerem esta religião. Devido ao desconhecimento, os alunoscandomblecistas são o tempo todo discriminados. Daí ocultam sua religião, ostornando invisibilizados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
26-08-2014
Edição
Seção
GT4 - Africanidades e Brasilidades: Culturas e Territorialidades