ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NAS ESCOLAS DO CARIRI CEARENSE

Autores

  • Joselina da Silva Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

O presente projeto surgiu do questionamento da presença e utilização dematérias didáticos e paradidáticos referente à Lei 10.639/03 que obriga o ensinode História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas públicas e privadas detodo o país a partir dos Centros de Multimeios de Escolas Públicas Estaduais daRegião do Cariri, mais especificamente das cidades de Juazeiro do Norte, Crato eBarbalha, como também a qualificação dos indivíduos locados nestes centros, serealizavam projetos que envolvessem professores e alunos, ou seja, se asescolas através dos centros de multimeios estavam trabalhando em prol do que épreconizado pelo texto legal. Acreditando que a escola tem parcela importante noprocesso de auto-afirmação identitária nos aspectos positivos e negativos dosestudantes. Este estudo faz parte de uma sistematizada prática de pesquisacunhada no Núcleo Brasileiro Latino Americano e Caribenho de Estudos emRelações Raciais Gênero e Movimentos Sociais – N´BLAC, da UniversidadeFederal do Ceará, Campus avançado do Cariri.Palavras-chave: Lei 10639/03. Centro de Multimeios. História e Cultura afrobrasileira.1

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Biografia do Autor

Joselina da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Socióloga, professora adjunta da Universidade Federal do Ceará - campus Cariri

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Publicado

26-08-2014

Edição

Seção

GT3 - Africanidades e Brasilidades em Direitos Humanos