A implementação da lei 10.639/03 e a construção da identidade negra na Rede Municipal da Serra/ES.

Autores

  • Hileia Araujo de Castro CEERD da Secretaria Municipal de Educação da Serra - ES.

Resumo

Este estudo tem por objeto os autorretratos desenhados por estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 da Rede Municipal de Educação da Serra/ES durante as oficinas de contação de histórias desenvolvidas por mim junto às unidades escolares no ano de 2013. A análise dos desenhos explicita o modo como o pertencimento étnico encontra-se presente na representação de si como fator de identidade. Ao analisar a dimensão subjetiva da imagem que negros e brancos têm de si e do outro acessamos o espaço dos sentimentos e atitudes em constante diálogo com a construção cotidiana das identidades entendidas como processo relacional com o outro. Além da subjetividade deste processo, o entendimento das imagens criadas passa pela compreensão das condições socioeconômicas e culturais em que essas crianças estão inseridas, e, também, pela ideia de construção da identidade negra como processo na busca da equidade, no universo da escola pública.


Palavras-chave: relações raciais; identidades negras; subjetividade da representação de si, negritude.

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Biografia do Autor

Hileia Araujo de Castro, CEERD da Secretaria Municipal de Educação da Serra - ES.

Mestra em História Social pela USP. Coordenadora de Estudos Étnico Raciais e Diversidade – CEERD da Secretaria Municipal de Educação da Serra - ES.

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Publicado

31-08-2016

Edição

Seção

GT2 - Africanidades e Brasilidades em Educação