A implementação da lei 10.639/03 e a construção da identidade negra na Rede Municipal da Serra/ES.
Resumo
Este estudo tem por objeto os autorretratos desenhados por estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 da Rede Municipal de Educação da Serra/ES durante as oficinas de contação de histórias desenvolvidas por mim junto às unidades escolares no ano de 2013. A análise dos desenhos explicita o modo como o pertencimento étnico encontra-se presente na representação de si como fator de identidade. Ao analisar a dimensão subjetiva da imagem que negros e brancos têm de si e do outro acessamos o espaço dos sentimentos e atitudes em constante diálogo com a construção cotidiana das identidades entendidas como processo relacional com o outro. Além da subjetividade deste processo, o entendimento das imagens criadas passa pela compreensão das condições socioeconômicas e culturais em que essas crianças estão inseridas, e, também, pela ideia de construção da identidade negra como processo na busca da equidade, no universo da escola pública.
Palavras-chave: relações raciais; identidades negras; subjetividade da representação de si, negritude.