Caminhos a serem entrosados: a lei 10639/03, o livro didático de literatura e a prática pedagógica

Autores

  • Isabela Bastos de Carvalho

Resumo

Sabendo ser o racismo uma construção discursiva, enunciado de um lugar de poder, este artigo, em conformidade com a prescrição da lei 10.639/2003, pretende tecer breve reflexão sobre os conteúdos curriculares – numa perspectiva dos estudos multiculturais – e a cidadania que se deseja; mostrar como o livro didático do PNLEM vem administrando o preconceito racial; apresentar uma sugestão pedagógica de abordagem sócio-interacionista sobre o racismo em O cortiço, obra de relevância no ensino da literatura.

Biografia do Autor

  • Isabela Bastos de Carvalho
    Mestranda em Relações Etnicorraciais no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Campos-Centro.

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Publicado

31-08-2016

Edição

Seção

GT2 - Africanidades e Brasilidades em Educação