Édipo, o intérprete metódico

Autores

  • David Fontes PPGCL-UFRJ

Resumo

A palavra “método” tem sua origem na língua grega, e resulta da união do sufixo meta (além, atrás) mais o termo hódos (caminho). Deste modo é que nos vem a calhar a noção de “método” pela qual optamos e que mais se aproxima do contexto grego antigo. Tanto na tragédia de Sófocles quanto na narrativa da figura mitológica, Édipo é o homem que investiga seu próprio caminho, isto é, Édipo é aquele que se perfaz na medida em que mais estabelece o vigor de um método. A proposta deste trabalho, longe de se interessar pela seleção lexical da obra ou pelo mero aprofundamento etimológico da tragédia Édipo Rei, é um diálogo entre o personagem mitológico Édipo e o teatro trágico de Sófocles, pondo em discussão as noções de destino e aparência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Fontes, PPGCL-UFRJ

David Fontes é professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e mestrando do Programa de Pósgraduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo, Editora da Unesp, 1998.

BARREIRA, Cecília. História das nossas avós: retrato da burguesa em Lisboa (1890/1930). Lisboa, Edições Colibri, 1992.

BERNAGE, Berthe. Arte das boas maneiras. Lisboa, Portugália, 1967, trad. Irene Fernanda dos Santos, (nova edição atualizada).

CALADO, Luciana. A cidade das damas: a construção da memória feminina no imaginário utópico de Christine de Pizan. Estudo e tradução. Doutorado. UFEP, 2006.

COSTA, Emília de Sousa. Na sociedade e na família. Lisboa, Livraria Clássica Editora, 1943, 4ª. edição (adaptação do francês).

NAZARETH, Beatriz. Manual de civilidade e etiqueta. Lisboa, Bordaló, 1914, 9ª. ed.

PERROT, Michelle. Os excluídos da História: mulheres, operários e prisioneiros. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.

REVISTA do Professor. Ano I, n. 1, março de 1934.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Fontes, D. (2015). Édipo, o intérprete metódico. Revista Do Colóquio, 5(8), 47–67. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/10283