Fotografia Paraense: Trajetória de Bob Menezes

Autores

  • Thiago Guimarães Azevedo Universidade Federal do Pará
  • Fernanda Lima da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Ferdinando de Freitas Magalhães Universidade do Estado do Pará
  • Victória Letícia Teixeira Monteiro Universidade do Estado do Pará

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará – FAPESPA para o Programa de Iniciação Científica – PIBIC e tem como objetivo trabalhar com a história de vida do fotógrafo Bob Menezes buscando como foco a trajetória pessoal e sua relação com a fotografia, a partir das experiências vivenciadas, expressões e referências dos fotógrafos que atuam no estado do Pará. A pesquisa é baseada no método da história de vida com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, na qual foram realizadas entrevistas não estruturadas, observação direta, pesquisa bibliográfica e participação de eventos nos quais o fotógrafo ministrou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Guimarães Azevedo, Universidade Federal do Pará

Professor Auxiliar no curso de Design da Universidade do Estado do Pará Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA, Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará - UFPA, possui MBA em Marketing pela Universidade da Amazônia - UNAMA e graduação em Bacharel em Design com Habilitação em Produtos pela Universidade do Estado do Pará (2006). Membro do grupo de pesquisa: Desenvolvimento de Produtos com Materiais Amazônicos - DEPROMA. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design, educação do design, arte, artesanato, marketing, imagem e cibercultura.

Referências

BECKER, H. S. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Ed. Pioneira, 1999.
CEIA, Carlos. Imagem: E- Dicionário de termos Literários. 2009. Disponível em: <http://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/imagem/>. Acesso em 25 de Abril de 2018.
CHAUÍ, M. Apresentação: Os Trabalhos da Memória. In Bosi, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. São Paulo: EDUSP, 1973
Dubois, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas, SP: Papirus, 1993.
PRODANOV, C; FREITAS, E. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª Ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
LEITE, M. Retratos de família: leitura da fotografia histórica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
GIL, R. Neuropsicologia. São Paulo: Editora Santos, 2002.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: F. Alves, 1990.
SONTAG, S. Sobre a fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê editora, 2001.
NIEMEYER, L. Elementos da semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.

Downloads

Publicado

09-06-2019

Como Citar

Azevedo, T. G., da Silva, F. L., Magalhães, F. de F., & Monteiro, V. L. T. (2019). Fotografia Paraense: Trajetória de Bob Menezes. Revista Do Colóquio, 8(16), 23–32. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/24474