Ensaio sobre a chuva

procedimento e liquidez

Autores

Palavras-chave:

água, procedimento, arte contemporânea, ambientalismo

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo refletir a respeito do uso da água como matéria plástica e poética. Utilizando a noção de procedimento do escritor argentino Cesar Aira, busca se olhar para a água no trabalho de três artistas: Oswaldo Goeldi, Brígida Baltar e Nuno Ramos. A água como elemento da natureza utilizado na cultura como signo do emocional e da fluidez da vida gera reflexões a partir do trabalho dos artistas como: a morte e o sublime passar do tempo. Instigar o procedimento dos artistas ao estar utilizando de algum modo a água, contribui para que tenhamos noção da sofisticação do jogo poético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ferreira Paula, PPGAV-UDESC

Mestrando em Artes Visuais na linha de Processos Artísticos Contemporâneos da Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC. Graduado em licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2020. Pesquisa a relação contínua entre corpo e matéria, no qual o gesto como um meio, atua como uma ação corporal incisiva e também como um acontecimento.

Referências

AIRA, Cesar. Pequeno manual de procedimentos. Curitiba: Arte & letra, 2017.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Claro Enigma. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

___. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1973.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da Matéria. Trad Antônio de Pádua. São Paulo: Martins Fontes, 1998

___. A poética do espaço. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BAMONTE, Joedy L. Barros Marins. “Paisagens Íntimas na Obra de Brígida Baltar: ‘Projeto Umidades’.” Revista: Estúdio, Artistas sobre outras Obras. ISSN 1647-6158, e-ISSN 1647-7316. Vol. 4 (8): 125-131. 2013.

BOIS, Yves-Alan; KRAUSS, Rosalind. Formless: a user’s guide. New York: Zone Books, 1997.

BRITO, Ronaldo. Experiencia crítica - textos selecionados: Ronaldo Brito. Org. Sueli de Lima. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

FORTES, Hugo. Poéticas Liquidas: a água na arte contemporânea. São Paulo, 2006.

NAVES, Rodrigo. Dois artistas das sombras: ensaios sobre El Grego e Oswaldo Goeldi. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RAMOS, Nuno. Nuno ramos / org Ricardo Sardenberg; texto do crítico de arte Alberto Tassinari. Rio de Janeiro: Cobogó, 2010.

Downloads

Publicado

19-07-2021

Como Citar

Paula, C. E. F. . (2021). Ensaio sobre a chuva: procedimento e liquidez . Revista Do Colóquio, (20), 91–103. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/35463