Arte e paisagem

tempo e espaço na obra Monumento à deriva continental de Thiago Pitta

Autores

Palavras-chave:

espaço-tempo, arte, paisagem, campo expandido

Resumo

O artigo insere-se no contexto das relações da arte com o espaço e o tempo, em especial a partir de uma visão de arte que caminha pelos interstícios entre o objeto artístico e a paisagem. Procurando acompanhar modos de significação do espaço-tempo na arte contemporânea, propõe analisar a obra Monumento à deriva continental, de Thiago Rocha Pitta, no seu diálogo com o tema. Toma-se como referência, além da própria obra, reflexões de diferentes autores sobre tempo e espaço e de Krauss sobre escultura como campo expandido. As relações espaçotemporais aparecem na obra de Pitta em três camadas que permitem tratar do poético, do sensível e do cognitivo na arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Alonso, Universidade Federal de Mato Drosso do Sul

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente mestrando em Estudos de Linguagens pela mesma instituição, na linha de pesquisa: Práticas e objetos semióticos - semiótica de vertente peirciana. Tem experiência na área de Artes Visuais com produção técnica e pesquisa, atua também como Designer Gráfico, tendo exercido profissionalmente em estúdios. Também possui interesse nas áreas de conhecimento e pesquisa em Estética, Fenomenologia, Filosofia e História da Arte. Ênfase em Artes Plásticas e Semiótica peirciana.

Camila Calolinda da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestranda pela mesma instituição no Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL-FAALC-UFMS) linha de pesquisa: Práticas e objetos semióticos - semiótica de vertente peirciana; técnica em Comunicação Visual e técnica em Processos Fotográficos ambos pelo Centro Paula Souza (ETEC-SP). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais e Semiótica peirciana. 

Eluiza Bortolotto Ghizzi, PPGEL-UFMS

Graduada em Arquitetura e Urbanismo, com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica (PUCSP/bolsa CAPES). É professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da UFMS e editora dos Anais SIEL e Semanas de Letras - FAALC/UFMS. Integra o grupo de pesquisa Centro de Estudos de Pragmatismo (PUCSP-CNPq), no qual atua na comissão editorial da Cognitio-Estudos: Revista Eletrônica de Filosofia (PUCSP) e na organização dos Encontros Internacionais sobre Pragmatismo (PUCSP). Coordena o projeto de pesquisa Pensamento e poesia nas artes visuais e na arquitetura da contemporaneidade: investigações à luz da semiótica e da filosofia pragmatistas de Charles S. Peirce (PROPP-UFMS).

Referências

ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 320 p.

CANTON, Katia. Espaço e Lugar. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014. 71 p. (Temas da Arte Contemporânea).

DAMRAUER. Craig. Disponível em: https://assortedbitsofwisdom.com/New-Math-1. Acesso em: 28/04/2021

FRANÇA, Ana Marcela. Paisagem e natureza na arte contemporânea: ressignificação do espaço e experiência da obra. Revista Prumo, Rio de Janeiro, v. 5, n. 8, p. 110-121, 3 abr. 2020. Anual. Revista Prumo. http://dx.doi.org/10.24168/revistaprumo.v5i8.

GALERIA CASA TRIÂNGULO. Disponível em: https://www.casatriangulo.com/pt/artista/52/thiago-rocha-pitta/trabalhos/. Acesso em: 28/04/2021

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. trad. Thomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP & A, 2006.

HARVEY, David. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1993.

KLEIN, Étienne. O tempo que passa(?). trad. de Cecília Ciscato. São Paulo: Editora 34, 2019. 72 p.

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Gávea, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 87-93, 08 out. 1984. Tradução de Elizabeth Baez; Publicado em The Anti-aesthetic.

MORFIN, Mely. "Parametric Pavilion DIGFABMTY2.0, projeto experimental de estudantes mexicanos" 11 de setembro de 2015. ArchDaily México. Acessado em 8 de maio de 2021. <https://www.archdaily.mx/mx/773482/pabellon-parametrico-digfabmty-proyecto-experimental-de-estudiantes-mexicanos> ISSN 0719-8914

PEIRCE, C. S. Semiótica. trad. José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 1977.

ROVELLI, Carlo. A ordem do tempo. trad. de Silvana Cobucci. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018. 188 p.

Downloads

Publicado

19-07-2021

Como Citar

Alonso, A., Silva, C. C. da ., & Ghizzi, E. B. (2021). Arte e paisagem: tempo e espaço na obra Monumento à deriva continental de Thiago Pitta. Revista Do Colóquio, (20), 151–168. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/35530