Six degrees of freedom

Para uma Realidade Alterada

Autores

Palavras-chave:

processo de criação, OPPELT, Tecnologia Low-Tech, intersubjetividade

Resumo

O presente artigo apresenta o processo de criação de um OPPELT (objetos para performances em experimentações Low-Tech). À vista disso, em associação com os óculos de realidade aumentada, que sugerem uma realidade expandida, os OPPELT exploram caminhos outros: construir [coisas] para habitarem o mundo e que alterem a nossa percepção da realidade. Analisarem o primeiro protótipo SIX DEGREES OF FREEDOM. Para uma Realidade Alterada, bem como as referências poéticas e finalidades do objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Victor Coser, UFES

Artista Visual, residente da cidade de Vitória, Espírito Santo. Bacharel em Artes Plásticas, desde 2018, pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Atualmente, pesquisa suas práticas artísticas e linguagens culturais, dentro do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFES, dentro da linha de pesquisa Teorias e Processos Artístico-Culturais.

Referências

DUARTE, Claudia. Marcel Duchamp: olhando o grade vidro como interface. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2000

DUCHAMP, Marcel. “O Ato Criador”. In: BATTCOCK, Gregory. A Nova Arte. São Paulo. Perspectiva: 2004

BRITO, Ronaldo. "Análise do circuito" e "O moderno e o contemporâneo (o novo e o outro novo)". In: Sueli de Lima (Org.). Experiência crítica -textos selecionados: Ronaldo Brito. São Paulo, Cosac Naify, 2005.

PLAZA, Júlio. Arte e Interatividade: Autor-Obra-Recepção. São Paulo: Matisse Sistema, 2000

ROLNIK, Suely; DISERENS, Corine. (Orgs.). Lygia Clark. Da obra ao acontecimento. Nantes, França; São Paulo: Musée des Beaux-Arts de Nantes; Pinacoteca do Estado de São Paulo: 2006. Catálogo.

Downloads

Publicado

09-08-2023

Como Citar

Coser, J. V. (2023). Six degrees of freedom: Para uma Realidade Alterada. Revista Do Colóquio, 12(21), 222–233. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/40883

Edição

Seção

Relatos de Experiência