Percepções do desenho em um suporte ready-made

Autores

  • Greicy Kelly Teixeira dos Santos UFES

Palavras-chave:

Objeto, desenho, suporte, linha, tridimensionalidade

Resumo

O presente artigo apresenta considerações sobre o processo de criação de um objeto, nomeado de Observatório do desenho, realizado em 2022. Este trabalho traça relações muito próximas entre um objeto como suporte-matriz e operações que o articulam à realização de um desenho tridimensionalizado. Desse modo, o texto busca construir reflexões sobre questões do objeto em sua materialidade e sua possibilidade de ser percebido como um desenho, considerando alguns elementos que constituem as relações entre plano versus linha, bem como suas implicações com o objeto ready-made.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greicy Kelly Teixeira dos Santos, UFES

Artista Visual e Mestranda em Artes na linha de Teoria e Crítica da arte pelo programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade federal do Espirito Santo (PPGA/UFES), neste mesmo local obtive o Bacharelado em Artes Plásticas (2013-2019). Atualmente sou arte educadora no Espaço Cultural Palácio Anchieta. Possuo experiência na área de Artes visuais, com ênfase em Desenho, Pintura, Escultura e instalação. Tenho participação em exposições coletivas a nível regional e produção artística e textual sobre processo de criação, desenho, escultura e instalação.

Referências

CASTRO, Inês Osório de. Do espaço à escultura transferências de um corpo. Porto. 2009. Disponível em: < https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/67726> Acesso em: 09/10/2022.

KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MOLES, Abraham. Teoria dos objetos. Rio de Janeiro: Tempo Universitário, 1981.

MORAIS, Frederico. “O campo tridimensional: esculturas, relevos, objetos e instalações”. In: TRIDIMENSIONALIDADE: arte brasileira do século XX. São Paulo: Cosac&Naify/Instituto Cultural Itaú, 1999. P. 226-247.

MUNDY, Jennifer. L’Enigme d’Isidore Ducasse. TATE, 2003. Disponível em: <https://www.tate.org.uk/art/artworks/man-ray-lenigme-disidore-ducasse-t07957>. Acesso em: 24 de setembro de 2022.

Downloads

Publicado

09-08-2023

Como Citar

Santos, G. K. T. dos. (2023). Percepções do desenho em um suporte ready-made. Revista Do Colóquio, 12(21), 246–256. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/40959

Edição

Seção

Relatos de Experiência