Estruturas da arte sequencial
do mapeamento à consolidação da narrativa em quadrinhos
Palavras-chave:
Artes, artes visuais, Quadrinhos, Arte Sequencial, História da ArteResumo
Este estudo pretende apresentar uma parte introdutória da pesquisa iniciada no mestrado em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo que analisa o fenômeno da Arte Sequencial (histórias em quadrinhos) e suas derivações no mundo e na história da arte como forma específica de representação artística; para isso, tomaremos como ponto de partida deste estudo o desdobramento da arte sequencial em comparação com tradição da pintura e suas transformações até a segunda metade do século XX. A partir de um mapeamento e coleta de dados teóricos e visuais, é possível constatar similaridades estéticas nas diferentes práticas da pintura, muito antes da monumentalização das Histórias em Quadrinhos provocada por Roy Liechtenstein nos anos de 1960, como, por exemplo, esquemas composicionais sofisticados, cena a cena, bem como a utilização “ou não” de técnicas tradicionais, como a perspectiva e o escorço, rigorosamente aplicados na construção de cada página. Compreender esse desdobramento da história das histórias em quadrinhos em tempos e contextos específicos pode contribuir para desmistificar a Arte Sequencial como uma “mídia”, e não uma forma de representação artística passível de análise iconográfica e iconológica, simplória, de consumo popular, constantemente atribuída ao público infantojuvenil.
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Referências
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