O olhar ampliado de Gerd Bornheim na crítica de arte

Autores

  • André Silva dos Santos PPGA UFES

Palavras-chave:

Gerd Bornheim, Crítica de arte, Teatro, Linguagem

Resumo

A experiência de Gerd Bornheim no campo da crítica de arte torna-se um fato curioso, pois o autor se dedicou a escrever ensaios e até capítulos de livros sobre a temática, portanto, a crítica de arte será o ponto de partida para entendermos a sua biografia e, para isso, sublinhamos alguns pontos pertinentes que caracterizam a vida e a obra desse importante filósofo brasileiro, que transitou entre os séculos XX e XXI.  Trata-se de um estudo qualitativo e bibliográfico de caráter histórico-artístico e filosófico, que se propõe a abranger a interpretação de questões subjetivas relativas ao filósofo brasileiro. Gerd Bornheim deixou um rico e diversificado arsenal teórico que transita pela filosofia e pela arte. Muitas de suas produções bibliográficas versam sobre a arte teatral em diálogo com teóricos que são ícones dessa linguagem artística universal, a exemplo de Bertolt Brecht. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Silva dos Santos, PPGA UFES

Artista cênico, diretor, encenador, ator/intérprete, preparador de elenco, professor de teatro e mestrando em Artes, com ênfase em Teatro, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui especialização em Gênero e Sexualidade na Educação pela UFBA, em Pedagogias das Artes-Linguagens artísticas e ação cultural pela UFSB, e em Mídias na Educação pela UERN. Possui registro de ator junto ao SATED-BA (DRT 3951). Formou-se no curso de Licenciatura em Teatro da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Tem formação como ator/intérprete no Curso Livre de Teatro do SESC da Casa do Comércio e no XXIX Curso Livre de Teatro da UFBA, ambos em Salvador, Bahia. Foi estudante Erasmus no curso de Pedagogía de las Artes Visuales y Danza no Itinerário de Teatro Físico del Movimiento no Instituto Superior de Danza Alicia Alonso da Universidad Rey Juan Carlos (ISDAA-URJC), através do Programa de Intercâmbio Íbero-Americanas Santander Universidades. Fundou o Núcleo PENA de Investigação em Teatro Físico. Atuou como professor substituto de Artes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Eunápolis, de 2018 a 2020. Atualmente trabalha de forma efetiva, como professor de Arte, na rede municipal de Educação de Porto Seguro e atua, também, como professor-tutor à distância no curso de Licenciatura em Teatro EAD da UFBA.

Referências

Acervo de Gerd Bornheim. Organização Gaspar Paz. Vitória-ES.

BORNHEIM, Gerd. As dimensões da crítica. In: MARTINS, Maria Helena (Org.). Rumos da crítica. São Paulo: Senac; Itaú Cultural, 2000.

___. A questão da crítica. Folhetim, Rio de Janeiro, n. 15, 2002.

___. O sentido e a máscara. São Paulo: Perspectiva, 2007.

___. Temas de Filosofia. PAZ, Gaspar (Org.). São Paulo: Edusp, 2015.

PAZ, Gaspar. Interpretações de linguagens artísticas em Gerd Bornheim. Vitória, ES: Edufes, 2019.

RIBEIRO, Erika Mariano. A arte do retrato em Gerd Bornheim. Orientador: Gaspar Leal Paz. Dissertação (Mestrado em Artes) – UFES, Espírito Santo, 2021.

Downloads

Publicado

09-08-2023

Como Citar

Santos, A. S. dos. (2023). O olhar ampliado de Gerd Bornheim na crítica de arte . Revista Do Colóquio, 12(21), 179–191. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/40968

Edição

Seção

Artigos