Sobre "Wolfgang Tillmans – four books"

Autores

Palavras-chave:

Fotografia Contemporânea, Artes Visuais, Wolfgang Tillmans

Resumo

Esta resenha escrita apresenta a publicação 'four books' de autoria do artista teuto Wolfgang Tillmans, cujo trabalho fotográfico pode ser lido como um reflexo da cultura e a vida da geração X. A produção deste artista floresce durante um período de livre circulação entre os estados membros da UE, onde sua carreira desponta na década de 1990, face a abertura política alemã após a queda do muro, a globalização mundial e a importância dos processos de subjetivação do sujeito. É nesse período que Tillmans colaborou tanto com fotografias de moda quanto da cena continental de techno e acid house para i-D e Purple, e fora testemunha dos impactos da AIDS na comunidade queer. Four Books destaca-se por trazer em um grande volume o modo fragmentário que compõe sua pesquisa, uma espécie de quebra-cabeças onde a constituição de sentido das imagens se dá no processo de subjetivação dos objetos, eventos e sujeitos, a partir e através da materialidade transitória presente em seu mundo circundante. Ainda, trata-se de seu quinto livro publicado pela Taschen, em comemoração aos 40 anos da editora, onde estão reunidos em ordem cronológica: Wolfgang Tilmans, 1995 / Burg, 1998 / Truth Study Center, 2005 / Neue Welt, 2012.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Arçari, UFRJ

Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura (2014) e mestrado em Artes (2018) - Área de concentração: Teoria e História da Arte. Linha de pesquisa: Estudos em História, Teoria e Crítica da Arte - ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é doutorando em Artes Visuais (2020) - Área de concentração: Teoria e Experimentações em Arte. Linha de pesquisa: Linguagens Visuais - pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

JOHNSTON, Matt. Photobooks &: A Critical Companion to the Contemporary Medium. Eindhoven: Onomatopee, 2022, p. 19.

TILLMANS, Wolfgang. Cf. Wolfgang Tillmans: Interview. [Entrevista concedida a] Fondation Beyeler. Fondation Beyeler, Basel, 2017. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=f9RrmzUXnhA&ab_channel=FondationBeyeler. Acesso em: 31 Jan. 2023.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

Arçari, A. (2023). Sobre "Wolfgang Tillmans – four books". Revista Do Colóquio, 13(22), 194–203. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/42557