Território Terra

Relatos Sobre Processos De Colaboração Na América Latina

Autores

  • Dália Rosenthal Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

arte, processos colaborativos, américa do sul

Resumo

Este artigo apresenta um relato reflexivo sobre quatro séries de trabalhos, “Diário de um Desaparecimento”, “Chispa”, “Oro Sucio” e “Otros Territorios”, realizadas entre 2017 e 2019. As séries atuam como um grupo de processos de criação e colaboração desenvolvidos em residências artísticas e exposições nos contextos territoriais do caribe colombiano, nordeste brasileiro e sul de Cuba. Trata-se de um conjunto de trabalhos artísticos que traz, como elemento principal, o confronto entre percepções sobre o território e a terra, mediados pelo corpo e pela paisagem, através de uma perspectiva igualmente dialógica entre cultura e natureza na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dália Rosenthal, Universidade de São Paulo

Dália Rosenthal é pesquisadora, artista visual e docente do Departamento de Artes Plásticas (CAP) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Como pesquisadora e docente desenvolve estudos sobre plástica social e transdisciplinaridade com ênfase nas relações entre artes visuais, educação e práticas colaborativas para formação de professores. Coordena os projetos de pesquisa "Transdisciplinaridade, Formação e Arte" e "Ateliê Laboratório Didático - Pedagógico de Ensino e Aprendizagem de Artes Visuais para a Comunidade". Coordenadora cursos de extensão, ensino e aprendizagem da arte para crianças e adolescentes (CAP/ECA/USP). Pesquisadora do Programa de Pós Graduação da Universidade de São Paulo. Como artista visual dedica-se a investigação entre arte, memória e territórios a partir de diferentes linguagens como fotografias, vídeos, desenhos, pinturas e ações relacionais. Seus projetos nos últimos anos focam-se na investigação de processos históricos vivenciados no Brasil e demais países da América Latina e desdobramentos na contemporaneidade. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais, Mestra e Doutora em Artes pela UNICAMP com a dissertação "O elemento material na obra de Joseph Beuys" e a tese "Do interno no tempo".

Referências

BISPO, A. A. Inquisição em contextos euro-latino-americanos e os judeus portugueses em Cartagena. Revista Brasil-Europa: correspondência euro-brasileira, n. 118, v. 15, 2009 (2). Colonia: Universidade de Colônia, 2009. Disponível em: <http://www.revista.brasil-europa.eu/118/Colombia_Inquisicao.html>. Acesso em: 4 jun. 2019.

EHREINREICH, Barbara; ENGLISH, Deirdre. Bruxas, Parteiras e Enfermeiras: Uma história das curandeiras. The Feminist Press, 1984.

L'ODÒ, Alexandre L'omi. Juremologia: uma busca etnográfica para sistematização de princípios da cosmovisão da Jurema Sagrada. 2017. 276 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Religião, 2017.

OLIVEIRA, Luiz Estevam Fernandes. GOMES, Wenderson de Souza. Crônicas de El Dorado: Uma análise dos relatos dos cronistas espanhóis sobre uma terra de riquezas fabulosas na América do Sul (1536-1542), Mosaico – Volume 7 – Número 10 – 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5870132. Acesso em 09 de outubro de 2020.

Tejado Fernández Manuel. Un foco de judaismo en Cartagena de Indias durante el seiscientos. In: Bulletin Hispanique, tome 52, n°1-2, 1950. pp. 55-72. Disponível em: . Acesso em 11 de outubro de 2020.

VAINFAS, Ronaldo. Santo Ofício da Inquisição de Lisboa: confissões da Bahia. Companhia das Letras: São Paulo, 1997.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

Rosenthal, D. (2023). Território Terra: Relatos Sobre Processos De Colaboração Na América Latina. Revista Do Colóquio, 13(22), 11–30. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/43040