Imagens entre a vida e a morte
reflexões a partir de "Ressurreição" (1987), de Arthur Omar
DOI:
https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44439Palavras-chave:
cinema experimental, fotografia, morteResumo
O presente trabalho propõe analisar como o curta-metragem “Ressurreição” (1987), de Arthur Omar, relaciona-se com a morte, através do dispositivo fotográfico. Na modernidade, o advento da fotografia sugere novas conexões entre a produção de imagens e a morte. É nesse espectro teórico, que vai de Walter Benjamin a Roland Barthes, encontrando Georges Didi-Huberman, Susan Sontag e Douglas Crimp pelo caminho, que se debruçará o presente trabalho para compreender como Arthur Omar e suas fotografias mortuárias estabelecem com a morte em si? Qual o papel do dispositivo fotográfico em si na relação aqui proposta?
Downloads
Referências
ANDREW, Dudley. As principais teorias do cinema. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
AUMONT, Jacques. A imagem. 16ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
BARTHES, Roland. A câmara clara. 1ª ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. 1ª ed. Porto Alegre: L & PM Pocket, 2017.
CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
DANTO, Arthur. O abuso da beleza. 1ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
FALCONI, José Luis. What is "Latin American Art" today?. In: ANREUS, Alejandro; GREELEY, Robin Adèle; SULLIVAN, Megan A. (org). A Companion to Modern and Contemporary Latin American and Latina/o Art. 1ª ed. Hooboken: John Wiley & Sons, 2022.
FOSTER, Hal. O retorno do real. 1ª ed. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
GINSBERG, Allen. A queda da América. 1ª ed. Porto Alegre: L & PM, 1984.
KAMINSKI, Rosane. Os filmes de Arthur Omar como "formas que pensam" a violência do Brasil nos anos 1980. Intexto, Porto Alegre, n. 48, v. 1, jan./abr., 2020.
KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. 7ª ed. Porto Alegre: BesouroBox, 2019.
MORAIS, Frederico. Contra a arte afluente. Vozes, Rio de Janeiro, n. 1, jan/fev., 1970.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. 2ª ed. São Paulo: EXO Experimental, 2009.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. 1ª ed. Lisboa: Relógio D'Água Editores, 1992
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Frederico Franco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.