Imagens entre a vida e a morte

reflexões a partir de "Ressurreição" (1987), de Arthur Omar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44439

Palavras-chave:

cinema experimental, fotografia, morte

Resumo

O presente trabalho propõe analisar como o curta-metragem “Ressurreição” (1987), de Arthur Omar, relaciona-se com a morte, através do dispositivo fotográfico.  Na modernidade, o advento da fotografia sugere novas conexões entre a produção de imagens e a morte. É nesse espectro teórico, que vai de Walter Benjamin a Roland Barthes, encontrando Georges Didi-Huberman, Susan Sontag e Douglas Crimp pelo caminho, que se debruçará o presente trabalho para compreender como Arthur Omar  e suas fotografias mortuárias estabelecem com a morte em si? Qual o papel do dispositivo fotográfico em si na relação aqui proposta?



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Biografia do Autor

Frederico Franco, UNESPAR

Mestrando/a do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP), vinculado/a à linha de pesquisa (1) Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo. Membro do grupo de pesquisa Navis (Unespar/FAP/CNPq). Graduado em Realização Audiovisual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A atual pesquisa versa sobre as relações estético-políticas entre cinema experimental e artes visuais no Brasil ao longo dos anos 1960 e 1970. Crítico de cinema do portal Plano Crítico desde 2020.

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Publicado

28-06-2024

Como Citar

Franco, F. (2024). Imagens entre a vida e a morte: reflexões a partir de "Ressurreição" (1987), de Arthur Omar. Revista Do Colóquio, 14(23), 80–97. https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44439

Edição

Seção

Artigos