AS RODAS DE CAXAMBU COMO POSSÍVEIS LUGARES DE MEMÓRIA
Resumo
De acordo com o local em que é praticado, o jongo adquire outros nomes como caxambu, batuque, tambu, tambor. Nas comunidades do sul do estado do Espírito Santo, região de referência para este estudo, o termo caxambu é mais comumente utilizado pelos praticantes para designar essa expressão cultural. No entanto, opta-mos pelo termo jongo, pela identificação do tema com outras propostas de traba-lho, inclusive com a do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, que utilizaram esta designação.Downloads
Publicado
29-10-2025
Edição
Seção
Relatos de Experiência
Licença
Copyright (c) 2014 Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
Como Citar
JUNIOR, Clair da Cunha Moura. AS RODAS DE CAXAMBU COMO POSSÍVEIS LUGARES DE MEMÓRIA. Revista do Colóquio, Vitória, ES, Brasil, v. 2, n. 3, p. 147–154, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7645. Acesso em: 6 fev. 2026.



