A descrição arquivístistica e a recuperação da informação: a organização do inventário analítico cine memória – as salas de cinema do espírito santo
Résumé
Este artigo é uma apresentação da organização e elaboração do inventário analítico Cine Memória – As salas de cinema do Espírito Santo. A coleção conta com documentos iconográfico, cartográficos e audiovisuais, jornais originários dos principais meios de comunicação do estado e de coleções particulares que registram, de forma significativa, as transformações urbanas, dos costumes, as festas de inauguração, eventos oficiais, as transformações urbanas, as obras e as estruturas das salas de cinema do Espírito Santo entre 1901 e 1985. O objetivo do artigo é demonstrar a importância da descrição arquivística na organização e recuperação da informação que, planeja com metodologia arquivísticas e adotando as normas internacionais e nacionais de descrição possibilitam o acesso o controle e o acesso a informação do acervo. Além disso, o artigo apresenta um histórico da exibição cinematográfica no Espírito Santo, considerações sobre o papel da atividade da descrição arquivística na organização da informação, a importância dos arquivos pessoais, da história oral e da imprensa como fonte de informação para a recuperação do contexto arquivístico.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs des œuvres soumises à Revista do Colóquio autorisent leur publication sur des supports physiques et électroniques, uniquement à des fins académiques, et peuvent être reproduites à condition de citer la source. Ils attestent de leur originalité, de leur paternité et de leur originalité.



