UMA CIDADE REVELADA ATRAVÉS DE SEU ACERVO FOTOGRÁFICO
Resumo
Este artigo é resultado de parte das investigações realizadas desde 2010 sobre osconceitos de paisagem urbana, patrimônio material e sua interface com o conceito de cidadecomo obra e como documento. Centra-se na Crítica Inferencial de Baxandall e nos conceitosde memória e patrimônio de Le Goff. Subsidia os estudos realizados no Mestrado em Artes, naUFES. Seu objetivo é investigar o processo de transformação da memória e da imagem dacidade de Vitória a partir das transformações na paisagem urbana indicialmente registrada emum conjunto de fotografias que estão sob tutela do Arquivo Público, evidenciando algumas dasalterações ocorridas no Centro da Cidade.Downloads
Publicado
20-06-2012
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
Como Citar
COSTA, Rosa da Penha Ferreira da; CIRILLO, Aparecido José. UMA CIDADE REVELADA ATRAVÉS DE SEU ACERVO FOTOGRÁFICO. Revista do Colóquio, Vitória, ES, Brasil, v. 2, n. 2, p. 30–47, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7747. Acesso em: 15 jan. 2026.



