Os catálogos dos Salões Capixabas de Arte Fotográfica: vestígios do evento
Resumo
O texto proposto, Os catálogos dos Salões Capixabas de Arte Fotográfica: vestígios do evento, apresenta um estudo sobre os catálogos elaborados para os Salões de Arte Fotográfica, promovidos pelo Foto Clube do Espírito Santo (FCES). Ao longo dos 26 Salões promovidos pelo FCES, este publicou a partir do seu IV Salão, em 1951, um total de 22 catálogos. Essa documentação, detentora de vestígios do evento, reafirma, a fotografia artística produzida e selecionada pelas Comissões Julgadoras, orientada segundo os valores estéticos do fotoclubismo. Em definição, os Salões de Arte Fotográfica compunham o conjunto de atividades realizadas pelos fotoclubes, sendo uma das mais importantes práticas das agremiações por operarem na difusão da fotografia artística e, também, na manutenção do movimento fotoclubista internacional.
Palavras-chave: Catálogos de salões fotográficos. Foto Clube do Espírito Santo. Salões de Arte Fotográfica. Fotografia artística. Fotoclubismo.
Downloads
Referências
KOSSOY, Boris. Fotografia & história. 2. ed. rev. - São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
VASCONCELOS, Claudia Milke. Fotoclube do Espírito Santo: arte fotográfica numa trajetória específica. 2008. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.