Por uma poética da cultura: a estética do sagrado em Juazeiro do Norte

Autores

  • Ewelter Rocha Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Este artigo promove uma reflexão sobre a possibilidade de se estudar a religiosidade rústica do Nordeste do Brasil a partir de suas manifestações artísticas. A orientação metodológica baseia-se no entendimento de Clifford Geertz acerca da relevância da dimensão estética na interpretação cultural. Apresentamos uma síntese do seu pensamento referente ao estatuto do simbólico na constituição e expressão do pensamento social, e tomamos como inspiração teórica o seu estudo sobre o Estado-teatro negara. Concluímos com uma breve reflexão sobre o vídeo documentário “O Povo do Velho Pedro” (SÉRGIO MUNIZ, 1967), discutindo as possibilidades do uso da imagem fílmica enquanto mecanismo etnográfico e estético relevante para interpretação da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ewelter Rocha, Universidade Estadual do Ceará

Professor do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1995), graduação em Música pela Universidade Estadual do Ceará (1999), mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia (2002) e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo - USP. Possui uma produção acadêmica abrangendo os campos da Etnomusicologia e da Antropologia Visual. Atualmente desenvolve pesquisas abordando a estética do sagrado e as performances musicais relativas ao catolicismo popular nordestino, procurando relacionar sonoridades (música, paisagem sonora e fala), corpo (fisionomia, postura e indumentária) e iconografia religiosa (altares caseiros, retratos e objetos). Utiliza a fotografia e o filme etnográfico como métodos e fontes de pesquisa. Com músico, desenvolve trabalhos na área de composição de trilhas musicais, design sonoro e pós-produção de áudio. Integra a equipe de pesquisadores do grupo de pesquisa IMAGO - Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino (URCA), e do GRAVI - Grupo de Antropologia Visual (LISA-USP).

Referências

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
DELLA CAVA, Ralph. Milagre em Joaseiro. 2a. edição. Trad. Maria Yedda Linhares. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
DINIZ, Manuel. “Mistérios de Juazeiro (História completa do Padre Cícero Romão Batista do Juazeiro do Ceará)”. Rev. do Inst. Ceará, vol. 75, p. 266-297, Juazeiro do Norte, 1961.
DOANE, Mary Ann. “A voz no cinema: a articulação de corpo e espaço”. In: XAVIER, Ismail (ORG.). A experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, Embrafilmes, 2003.
FARKAS, Thomaz. Cinema documentário: um método de trabalho. 114 p. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Escola de Comunicações e Artes/USP. São Paulo, 1972.
FRANCE, Claudine de. Cinema e Antropologia. Trad. Március Freire. Campinas: Ed. da Unicamp, 1998.
________ . Do filme etnográfico à antropologia fílmica. São Paulo: Ed. da Unicamp, 2000.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
________ . Negara: o Estado Teatro no Século X I X. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.
________ . O Saber Local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Trad. Vera Mello Joscelyne. 6ª edição. Petrópoles: Vozes, 2003.
MCDOUGALL, David. The Corporeal Image: film, ethnography, and the senses. Princeton: University Press, 2005.
__________ .Principles of Visual Anthropology. The Hague: Mouton, 3-10, 1975.
MEAD, Margaret. “Visual Anthropology in a Discipline of Words”. In: Paul Hockihgs. Principles of Visual Anthropology. The Hague: Mouton, 3-10, 1975.
MERRIAM, Alan P. The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University Press, 1964.
MUNIZ, Sergio. Sergio Muniz, uma trajetória. Entrevista por Anita Simis. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación. Dossiê Especial Cultura e Pensamento, Vol. I - Espaço e Identidades, nov. 2006
NICHOLS, Bill. Representing Reality. Bloomington: Indiana University Press, 1991.
________ . Introdução ao documentário. Trad. Mônica Saddy Martins. Campinas: Papirus, 2005.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. O Messianismo no Brasil e no mundo. 2ª edição rev. e aum. São Paulo: Alfa-Omega, 1976.
RAMOS, Clara Leonel. As múltiplas vozes da caravana Farkas. Dissertação (Mestrado). USP, São Paulo, 2007.
RIBEIRO, José da Silva. Antropologia visual: da minúcia do olhar distanciado. Porto: Ed. Afrontamento, 2004.
ROCHA, Ewelter S. A sagrada obediência de cantar os mortos: um estudo da função do canto fúnebre na sentinela do Cariri. Dissertação (Mestrado). UFBA, Salvador, 2002.
TAUSSIG, Michael. Mimesis and Alterity, a particular history of the senses. New York: Routledge, 1993.


Filmografia citada
“Arraial do Cabo” (Paulo César Sarraceni, 1959).
“O Povo do Velho Pedro” (Sergio Muniz, Fotografia: Affonso Beato, 1967).
“Subterrâneos do Futebol” (Maurice Capovilla, 1995).
“Viramundo” (Geraldo Sarno, 1965).

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Rocha, E. (2015). Por uma poética da cultura: a estética do sagrado em Juazeiro do Norte. Revista Do Colóquio, 5(8), 105–122. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/9900