Para ver e ser vista: o corpo nas fotografias de Francesca Woodman
Resumen
Este ensaio procura pensar a respeito do corpo da mulher nas fotografias de Francesca Woodman (1958-1981), explorando as tensões encenadas pela artista em torno da noção de subjetividade. Ao trabalhar com imagens no limite da legibilidade, a fotógrafa parece indicar novas possibilidades de reflexão acerca da representação feminina. Assim, em diálogo com leituras de Judith Butler, Virginia Woolf, Ana Bernstein, entre outras, este texto busca considerar a nudez presente no trabalho de Woodman como forma de questionar de que modo os corpos mais precários são olhados, refletindo sobre a não constituição desses corpos e o deslocamento nos modos de ver e de ser visto.Descargas
Publicado
2019-06-09
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los autores de los trabajos enviados a la Revista do Colóquio autorizan su publicación en medios físicos y electrónicos, únicamente con fines académicos, y podrán ser reproducidos siempre que se cite la fuente. Dan fe de su originalidad, autoría y originalidad.
Cómo citar
FILIZOLA, Marcela. Para ver e ser vista: o corpo nas fotografias de Francesca Woodman. Revista do Colóquio, Vitória, ES, Brasil, v. 9, n. 16, p. 33–41, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/25228. Acesso em: 27 jun. 2026.



