Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A(O)s autora(e)s poderão submeter apenas um (1) artigo a cada dois anos, mesmo em regime de coautoria. Só serão acatados artigos inéditos, com autoria e/ou coautoria de professora(e)s e pesquisadora(e)s doutora(e)s (ou seja, graduanda[o]s, graduada[o]s, especialistas, mestranda[o]s, mestra[e]s ou doutoranda[o]s podem submeter seu trabalho, desde que haja ao menos um[a] coautor[a] doutor[a]), que sejam aprovados pela(o)s pareceristas e que estejam de acordo com as Normas Editoriais publicadas junto com a chamada.
  • A contribuição deverá ser original e inédita.
  • Serão aceitos trabalhos redigidos em espanhol, francês, inglês, italiano ou português.
  • As submissões de trabalhos para publicação deverão ser feitas exclusivamente pelo portal da revista, com indicação do número e seção (Dossiê, Clipe ou Tradução) a que se destina o artigo.
  • O texto deverá seguir os padrões de estilo e de requisitos bibliográficos descritos em Condições para Submissão.
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Toda(o)s a(o)s autora(e)s devem apresentar um breve currículo nos metadados do sistema contendo as seguintes informações:
    a) nome completo;
    b) e-mail;
    c) formação acadêmica;
    d) instituição em que trabalha;
    e) agência de fomento (se houver).
  • O arquivo submetido não deve conter nenhum elemento que possibilite a identificação da autoria e a as informações pessoais devem ser removidas de acordo com as orientações disponíveis em: .
  • ORCID: Autores e coautores devem indicar essa informação.

Diretrizes para Autores

1. Serão aceitos trabalhos redigidos em espanhol, francês, inglês, italiano ou português; a(o)s autora(e)s poderão submeter apenas um (1) artigo a cada dois anos, mesmo em regime de coautoria. Só serão acatados artigos inéditos, com autoria e/ou coautoria de professora(e)s e pesquisadora(e)s doutora(e)s (ou seja, graduanda[o]s, graduada[o]s, especialistas, mestranda[o]s, mestra[e]s ou doutoranda[o]s podem submeter seu trabalho, desde que haja ao menos um[a] coautor[a] doutor[a]), que sejam aprovados pela(o)s pareceristas e que estejam de acordo com as Normas Editoriais.

2. Os pareceres serão produzidos a partir dos seguintes critérios de avaliação:

                  2.1 Indicação clara do objetivo do trabalho;

                  2.2 Fundamentação teórica clara, consistente e pertinente;

                  2.3 Desenvolvimento do trabalho de acordo com a teoria proposta;

                  2.4 Argumentação convincente;

                  2.5 Conhecimento de bibliografia atualizada;

                  2.6 Discussão pessoal do tema proposto;

                  2.7 Revisão e normalização adequadas.

3. Os textos devem ter de 12 a 24 laudas, incluindo os anexos, redigidos em português, inglês, francês, espanhol ou italiano. A sequência do texto deve apresentar:

                  3.1 título do artigo na língua do trabalho e em inglês (no caso de artigos em língua estrangeira, título em português), em fonte Trebuchet MS tamanho 20, em maiúsculas e alinhado à direita;

                  3.2 resumo na língua do artigo e em inglês (no caso de artigos em língua estrangeira, resumo em português), palavras-chave na língua do artigo e em inglês (no caso de artigos em língua estrangeira, palavras-chave em português), texto, referências e anexos. No artigo submetido, não deve haver nenhum elemento que possibilite a identificação da autoria.

4. A digitação do texto deve ser feita em Word for Windows (edição 6.0 ou superior):

                   4.1 Fonte Trebuchet MS, corpo 12, espaçamento 1,5;

                   4.2 Parágrafos em modo justificado;

                   4.3 Não usar margem de parágrafo na primeira linha;

                   4.4 Entre partes do texto e entre texto e exemplos, citações, tabelas, ilustrações etc., utilizar 1 espaço 1,5

                   4.5 Formato de papel A4;

                   4.6 Margens esquerda, direita e superior de 3cm;

                   4.7 Margem inferior de 2cm;

                   4.8 Deve-se evitar formatação automática de espaçamentos no texto.

5. Os resumos devem ser antecedidos pela expressão RESUMO (ABSTRACT) em maiúsculas e negrito, seguida de dois pontos. O texto dos resumos, em Trebuchet MS, corpo 10, segue na mesma linha e deve conter entre 100 e 150 palavras, em que constem tema, corpus, objetivos, metodologia do trabalho e resultados da discussão.

6. As palavras-chave devem ser antecedidas pela expressão PALAVRAS-CHAVE (KEYWORDS) em maiúsculas e negrito, seguida de dois pontos. Utilizar entre três e cinco palavras-chave que especifiquem o conteúdo do trabalho, em fonte Trebuchet MS, corpo 10, com inicial em maiúscula, separadas por ponto.

7. Os títulos de seções devem ser digitados em fTrebuchet MS, tamanho 12, em negrito e duas linhas após o último parágrafo da seção anterior. Apenas a primeira letra de cada subtítulo deve ser grafada com caracteres maiúsculos, exceto nomes próprios.

8. As referências no texto devem ser indexadas pelo sistema autor-data da ABNT: (Silva, 2005, p. 36). Quando o sobrenome vier fora dos parênteses, deve-se utilizar apenas a primeira letra em maiúscula.

9. A citação deve seguir as normas da ABNT. Citações até três linhas no texto sempre devem vir entre aspas e nunca em itálico (este deve ser utilizado para termos estrangeiros). Exemplos de corpora analisados devem vir no padrão de citação: recuo de 4 cm, espaçamento simples, fonte Trebuchet MS, corpo 10.

10. Caso seja necessária a transcrição fonética, ou caso haja palavras em alfabetos não latinos, o autor deve enviar a fonte utilizada juntamente com seu artigo, a fim de que a mesma possa ser instalada para editoração do artigo.

11. As notas de rodapé, se efetivamente necessárias, devem aparecer em sequência numérica, com fonte Trebuchet MS, corpo 10. Se houver nota no título, marcar com asterisco (*). Não se deve usar nota para citar referência.

12. Tabelas, quadros e ilustrações autorizadas (desenhos, gráficos etc.) devem ser previamente escaneados e inseridos no texto, prontos para a editoração eletrônica. Os títulos de figuras devem ser digitados com fonte Trebuchet MS, tamanho 10, em formato normal, centralizado. Tabelas, quadros, ilustrações devem ser identificados por legendas.

13. Os anexos devem ser entregues igualmente prontos para a editoração eletrônica. Para anexos que se constituem de textos já publicados, o autor deve incluir referência bibliográfica completa.

14. As referências, seguindo as normas vigentes da ABNT, devem ser antecedidas da expressão Referências, em negrito. A primeira deve ser redigida na segunda linha abaixo dessa expressão. Os autores devem ser citados em ordem alfabética, sem numeração, sem espaço entre as referências e sem recuo. As referências de mesmo autor devem ser realizadas em ordem decrescente, repetindo-se o nome em todas elas.

15. O arquivo submetido com o texto do artigo não deve conter nenhuma identificação de autoria. Nos metadados do sistema, todos os autores devem apresentar um breve currículo contendo as seguintes informações: a) nome completo; b) e-mail; c) formação acadêmica; d) instituição em que trabalha; e) agência de fomento (se houver).

16. As traduções deverão seguir o mesmo padrão de formatação que os demais artigos. Só serão avaliadas traduções submetidas com a autorização para publicação do(a) detentor(a) dos direitos autorais do texto original ou com a comprovação de que a obra original se encontra livre de direitos autorais ou em domínio público.

17. Destacamos que os artigos publicados pela Contexto são avaliados por pares no sistema duplo-cego (double blind peer review), caracterizado pelo anonimato mútuo entre autores e revisores. Para garantir a avaliação cega por pares, solicitamos que os autores do documento substituam as referências a seus próprios trabalhos com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes dos autores e títulos dos artigos. Os autores devem remover informações pessoais do arquivo ao salvar, utilizando as orientações disponíveis em: <https://support.microsoft.com/pt-br/topic/remover-dados-ocultos-e-informa%C3%A7%C3%B5es-pessoais-inspecionando-documentos-apresenta%C3%A7%C3%B5es-ou-workbooks-356b7b5d-77af-44fe-a07f-9aa4d085966f>

18. A revista Contexto não cobra custos de processamento nem de submissão de artigos.

 

Contato:

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