A CRÔNICA E O ENSINO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.10419Resumo
O ensaio discute qual é o papel da crônica nas esferas da literatura e do jornalismo. Além da análise de avaliações teóricas feitas por especialistas sobre como a consolidação do gênero depende da aproximação e do distanciamento de procedimentos literários e jornalísticos, são focalizadas crônicas de autores como Rubem Braga, Antônio Maria e Moacyr Scliar, com a finalidade de demonstrar a variedade de resultados nos seus escritos. O propósito do ensaio é verificar que o processo de transferência dessas questões para o espaço do ensino pode permitir uma série de debates na educação literária, através da revisão na definição de literatura, da demonstração de nexos mais íntimos entre literatura e vida ordinária e da necessidade de ampliação do repertório de leituras literárias à disposição de jovens leitores.
PALAVRAS-CHAVE: Crônica. Literatura. Jornalismo. Leitura literária.
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