PROJETO LIVRO DO MÊS: DIMENSÕES DE UM DIÁLOGO ENTRE LEITORES E ESCRITORES
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.10421Resumo
O presente estudo pretende avaliar o envolvimento de professores e de alunos das séries finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio das redes municipal, estadual e particular de ensino e de universitários de licenciaturas, com ênfase aos graduandos em Letras, com obras literárias no âmbito do Projeto Livro do Mês, desdobramento das Jornadas Literárias de Passo Fundo/RS, projeto este em funcionamento efetivo desde 2006. O projeto – seleção de autor contemporâneo e respectiva obra, contato com editora, divulgação da obra por meio de práticas leitoras multimidiais nas escolas, leitura prévia e discussão por professores e alunos sobre cada obra selecionada, participação em seminário mensal com a presença do autor - já levou a Passo Fundo mais de 80 escritores, promovendo, em cada sete ou oito edições anuais, no mínimo, três seminários a cada mês. Utilizaram-se como instrumentos de avaliação dois questionários com questões abertas destinadas a professores e alunos. O estudo objetiva, também, avaliar a importância de um projeto de leitura permanente e suas possibilidades de transformação em política pública de leitura.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Leitores em formação. Leitura e escola. Política pública de leitura.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.