Cordel, riso e crítica social: contribuições para o ensino de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.32745Resumo
RESUMO: O presente artigo tem como foco de abordagem uma discussão sobre as contribuições que o humor e a literatura de cordel podem trazer para o ensino de literatura e leitura literária. Para isso, comentamos o relato e a reflexão acerca de uma experiência de leitura compartilhada, realizada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública no interior de Pernambuco, com o cordel Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima e João Martins de Athayde. A partir da análise dos dados, foi possível constatar a ideia de que o humor, enquanto forte presença na literatura, contribui para aproximar o aluno do texto e possibilita o cultivo do gosto pela leitura.
Palavras-chave: Ensino de Literatura. Humor. Crítica Social. Literatura de Cordel.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Thaísa Rochelle Pereira Martins, Naelza de Araújo Wanderley
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.