Cordel, riso e crítica social: contribuições para o ensino de literatura

Autores

  • Thaísa Rochelle Pereira Martins Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Naelza de Araújo Wanderley Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.32745

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem como foco de abordagem uma discussão sobre as contribuições que o humor e a literatura de cordel podem trazer para o ensino de literatura e leitura literária. Para isso, comentamos o relato e a reflexão acerca de uma experiência de leitura compartilhada, realizada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública no interior de Pernambuco, com o cordel Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima e João Martins de Athayde. A partir da análise dos dados, foi possível constatar a ideia de que o humor, enquanto forte presença na literatura, contribui para aproximar o aluno do texto e possibilita o cultivo do gosto pela leitura.


Palavras-chave: Ensino de Literatura. Humor. Crítica Social. Literatura de Cordel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-11-2020

Edição

Seção

Artigos (Dossiê)