Processo migratório e a circulação de saberes entre Itália e Brasil ao final do século XIX e primeiras décadas do século XX

Authors

  • Terciane Ângela Luchese Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v2i46.47510

Keywords:

História da Educação. Processos migratórios. Imigração italiana. Escola. Transnacional.

Abstract

O artigo tem o objetivo de analisar as relações entre o processo migratório de pessoas saídas da península itálica e que aportaram no Brasil entre as últimas décadas do século XIX e início do XX, pensando na circulação de saberes em duas dimensões principais – os professores e os livros escolares. Numa perspectiva transnacional, o contexto italiano e o brasileiro são conectados, com especial atenção para o Espírito Santo. Metodologicamente procedeu-se com a análise documental histórica de anuários, fotografias, correspondências e jornais cotejados com as categorias de migrações, circulação, escolarização e transnacional. Conclui-se que a presença de professores italianos que imigraram com formação somado ao envio de levas sucessivas de livros, mesmo que em quantidade menor do que o necessário, viabilizou a manutenção de práticas de ensinar e aprender a ler, a escrever e a contar, minimamente, produzindo singularidades na história da escola em terras brasileiras.

Downloads

References

BARAUSSE, Alberto; LUCHESE, Terciane Ângela. Nationalism and schooling: between italianity and braziliity. Dispute in education of Italian gaucho people (RS, 1930-1945). In: History of Education and Childrens’ Literature. Vol. XII, n. 2, 2017, 443-475.

BARAUSSE, Alberto; LUCHESE, Terciane Ângela. Education, ethnic identity, and memory in the Italian ethnic schools of South Rio Grande (1875–1902). In: Paedagogica Historica. Vol. 54, n. 6, 2018, p. 720-735.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Revista do Instituto de Estudos Avançados, São Paulo, 11, 5, p. 173-191, 1991.

CHARTIER, Roger. Prefácio. In: CHARTIER, R. (org.). Práticas da leitura.4ª ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

DADALTO, Maria Cristina. A imigração Tece a Cidade – polo industrial de Colatina. Vitória: Cultural & Edições Tertúlia, 2009.

ESPAGNE, Michel. A noção de transferência cultural. Jangada. nr. 9, jan/jun. 2017, p. 136 – 147.

FERNANDES, Rogério. Ofício de professor: o fim e o começo dos paradigmas. In: SOUSA, Cynthia Pereira de e CATANI, Denice Barbara (orgs.). Práticas educativas, culturas escolares e profissão docente. São Paulo: Escrituras Editora, 1998, pp. 01 – 20.

FRANCESCHETTO, Cilmar. Italianos: base de dados da imigração italiana no Espírito Santo nos séculos XIX e XX. Organizado por Agostino Lazzaro. Vitória, ES: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2014.

GROSSELLI, Renzo M. Colônias Imperiais na Terra do Café. Camponeses trentinos (vênetos e lombardos) nas florestas brasileiras. Vitória, ES: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2008.

HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

JORNAL Diário da Manhã, órgão oficial. Ano IV, nº 73, Vitória, Espírito Santo, 17/03/1910.

LAWN, M. e RABELO, S. R. Um Conhecimento Complexo: o historiador da educação e as circulações transfronteiriças. In: Revista Brasileira de História da Educação. Vol. 14, nº 34, 2014, p. 127-144. Disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38866 acesso em 16/12/24.

LORENZONI, Julio. Memórias de um imigrante italiano. Tradução Armida Lorenzoni Parreira. Porto Alegre: Sulina, 1975.

LUCHESE, Terciane Ângela (org.). História da escola dos imigrantes italianos em terras brasileiras. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2014.

LUCHESE, Terciane Ângela e KREUTZ, Lúcio. (org.) Imigração e Educação no Brasil: histórias, práticas e processos escolares. Santa Maria, RS: Editora da UFSM, 2011.

LUCHESE, Terciane Ângela. Escolarização, culturas e instituições: escolas étnicas italianas em terras brasileiras. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2018.

LUCHESE, Terciane Ângela. Processo escolar entre imigrantes no Rio Grande do Sul (1875 – 1930). Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2015.

LUCHESE, Terciane Ângela; BARAUSSE, Alberto; SANI, Roberto e ASCENZI, Anna (orgs.). Migrações e História da Educação. Saberes, práticas e instituições, um olhar transnacional. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2021.

MINISTERIO DEGLI AFFARI ESTERI. Annuario delle scuole italiane all’estero. Governative e Sussidiate. Roma: Tipografia del Ministero Degli Affari Esteri, 1906.

MINISTERIO DEGLI AFFARI ESTERI. Annuario delle scuole italiane all’estero. Governative e Sussidiate. Roma: Tipografia del Ministero Degli Affari Esteri, 1910.

TRENTO, Angelo. So outro lado do Atlântico. Um século de imigração italiana no Brasil. São Paulo: Ed. da UNESP, 2022.

Published

30-01-2025