A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda

Autores

  • Maria Rerbelânia de Souza Pereira
  • Maria Eneida Feitosa

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.28272

Resumo

RESUMO: Para uma educação realmente verdadeira e completa é imprescindível que o surdo estude em escolas bilíngues. Em uma escola regular as necessidades educacionais dos surdos não são plenamente preenchidas e o aprendizado não é completo. Para que isso ocorra é necessário que toda a escolarização do surdo ocorra em escolas bilíngues para surdos. Partindo destas considerações, este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a relação cultural existente entre a escola bilíngue para surdos e a literatura surda. A fundamentação teórico-metodológica é bibliográfica e utiliza autores como Guarinello (2007) e Slomski (2010), destacando a importância da escola bilíngue para surdos, Karnopp (2008), Mota (2012) e Perlin (2003), nos estudos sobre a literatura, cultura e identidades próprias de surdos. Exploraremos uma proposta de reeducação inclusiva, resinificando o sentir da literatura.

 

PALAVRAS-CHAVE: Escola Bilíngue para Surdos. Literatura Surda. Cultura Surda. Surdos.

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Publicado

18-12-2019

Edição

Seção

Artigos (Clipe)