NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Resumo
Resumo: Segundo Said (2007), o neoliberalismo aprisionou o mundo com suas garras, com graves consequências para a democracia e o meio ambiente, consequências que não podem ser subestimadas nem deixadas de lado. Portanto, discutir o neoliberalismo significa problematizar essa lógica que tem aprisionado o mundo com garras potentes e tem naturalizado disparidades sociais e práticas educacionais. São muitos os exemplos da potência e presença da educação neoliberal: há algumas décadas, as instituições têm se voltado para o mercado de trabalho, por meio da busca de ranqueamos, do incentivo de uma educação para certificação (profissional, internacional, de proficência linguística) e por meio da fragmentação do conhecimento e dos currículos. Neste artigo, investigo como se dá a relação entre a língua inglesa e a sociedade por meio dos discursos de alunos e professores do ensino médio de uma escolar técnica e de uma faculdade de tecnologia, ambas as instituições do governo do estado de São Paulo. Percebe-se que o ensino e a aprendizagem de língua inglesa nestes contextos se voltam para uma educação mormente neoliberal.
Palavras-chave: Neoliberalismo. Educação neoliberal. Ensino/aprendizagem de língua inglesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.