A ESCOLA INCLUSIVA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: APROXIMAÇÕES ELISIANAS
Resumo
Analisar a escola inclusiva buscando trazer aproximações a partir das contribuições das pesquisas e das concepções eliasianas, consiste em situar nossa pesquisa em um olhar para as figurações formadas no âmbito desta escola, sendo esta um estudo de caso, a qual tem como objetivo: compreender as aproximações possíveis de Norbert Elias - por meio de sua sociologia figuracional - com a escola inclusiva, a fim de refletir sobre as questões relacionadas à pessoa com deficiência, além de realizar um mapeamento do que já fora escrito envolvendo o processo civilizador e a pessoa com deficiência. Questionando-nos, sobretudo, se as concepções e os papéis assumidos pelos profissionais da educação de uma escola pública do município de Bayeux – PB estariam contribuindo no processo de inclusão da pessoa com deficiência. Destacando que as figurações entre estes são fundamentais, quando discutimos uma educação que se propõe a ser inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.