A PRODUÇÃO ICÔNICO-VERBAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O estudo da linguagem através de gêneros textuais apresenta-se como um importante recurso ao docente de Educação Básica. A aplicação de determinados métodos para o uso dos gêneros textuais pode representar um avanço no letramento dos alunos. Este trabalho descreve uma pesquisa de caráter exploratória feita a partir da análise de dados quantitativos e qualitativos coletados junto a 20 alunos da Educação Básica de uma escola municipal do Grande ABC, no Estado de São Paulo. Por meio do uso do método de Sequência Didática de Gêneros Textuais, idealizado pelo Grupo da Universidade de Genebra, alunos da Educação Infantil, na faixa dos 5 anos de idade, produziram textos do gênero Histórias em Quadrinhos. O objetivo foi discutir os processos empregados pelos alunos para reelaboração dos textos produzidos inicialmente. A análise dos dados revelou que se registraram avanços quanto à produção de uma narrativa icônica e icônico-verbal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.