PROPOSTA DE UM DICIONÁRIO INTERMEDIÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA USO EM SALA DE AULA: CARACTERÍSTICAS, PÚBLICO-ALVO E FUNÇÃO
Resumen
O presente artigo discute três importantes axiomas que devem orientar a elaboração de um dicionário pedagógico – o enquadramento taxonômico, o perfil do usuário e a função da obra. Com o intuito de consolidar as características essenciais de um dicionário voltado para o segundo ciclo do ensino fundamental (dicionário intermediário), busca-se articular os axiomas citados com os objetivos estabelecidos pelo Ministério da Educação para o ensino de língua portuguesa no segundo ciclo, de modo a discutir e estabelecer as principais características (linguísticas e funcionais) de uma obra lexicográfica intermediária, bem como as prováveis necessidades de seus consulentes, além da função a ser desempenhada pelo dicionário. Os resultados demonstram que o cruzamento de pressupostos teóricos da lexicografia com parâmetros que norteiam o ensino de português em sala de aula permite um planejamento mais criterioso de dicionários voltados para alunos brasileiros em fase escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
