PROPOSTA DE UM DICIONÁRIO INTERMEDIÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA USO EM SALA DE AULA: CARACTERÍSTICAS, PÚBLICO-ALVO E FUNÇÃO
Resumo
O presente artigo discute três importantes axiomas que devem orientar a elaboração de um dicionário pedagógico – o enquadramento taxonômico, o perfil do usuário e a função da obra. Com o intuito de consolidar as características essenciais de um dicionário voltado para o segundo ciclo do ensino fundamental (dicionário intermediário), busca-se articular os axiomas citados com os objetivos estabelecidos pelo Ministério da Educação para o ensino de língua portuguesa no segundo ciclo, de modo a discutir e estabelecer as principais características (linguísticas e funcionais) de uma obra lexicográfica intermediária, bem como as prováveis necessidades de seus consulentes, além da função a ser desempenhada pelo dicionário. Os resultados demonstram que o cruzamento de pressupostos teóricos da lexicografia com parâmetros que norteiam o ensino de português em sala de aula permite um planejamento mais criterioso de dicionários voltados para alunos brasileiros em fase escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.