PRÁTICAS E POLÍTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS

Autores

Palavras-chave:

Surdos, Educação Bilíngue, Leitura, Ensino de LP para surdos

Resumo

Nossa experiência ao conviver com os surdos e suas questões com a Língua Portuguesa faz-nos defrontar com falas como: eu não sei palavras. Quero aprender palavras. Então, nos perguntamos: o que é aprender palavras? Assim, a proposta deste texto que é parte de uma pesquisa maior, é trazer uma reflexão sobre a produção de sentidos na leitura empreendida por esses indivíduos a partir de textos em Língua Portuguesa. Todavia, o fato desses indivíduos serem usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras) gera dificuldade nos professores ao terem que lidar com as modalidades dessas línguas no ensino de Língua Portuguesa como língua adicional. Num primeiro momento iremos discutir os investimentos do Estado por meio das legislações no ensino de LP para surdos e finalizaremos com a exposição de estratégias de ensino de Língua Portuguesa como L2 a partir da exposição de uma das aulas descritas na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, com estágio pós-doutoral na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); graduada em Pedagogia pela UFES. É professora do Departamento de Línguas e Letras, do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES.

Leonardo Lúcio Vieira-Machado, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo; mestre em Estudos Linguísticos pela UFES; graduado em Letras - Português pela UFES e graduado em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas São Pedro (FAESA). É professor do Departamento de Línguas e Letras da UFES.

Referências

ABRAHÃO, Virgínia B. B. O ensino da semântica sob uma perspectiva enunciativa. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 8, n. 10.1, p. 379-390, 2014.

BRASIL. Decreto-lei nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 2005. Seção 1, p. 30.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 25 de abril de 2002.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial. Formação Continuada a distância de professores para o Atendimento Educacional Especializado: Pessoa com surdez.

GUEDES, B. A língua de sinais na escola inclusiva: estratégias de normalização da comunidade surda. In: LOPES, M. C.; HATTGE, M. D. (Orgs.). Inclusão escolar: conjunto de práticas de governam. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009.

LOPES, M. C. O direito de aprender na escola de surdos. In: THOMA, A. da S.; LOPES, M. C. (Orgs). A invenção da surdez II: espaços e tempos de aprendizagem na educação de surdos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

LOPES, M.C. In/exclusão nas tramas da escola. Canoas: Editora da Ulbra, 2007.

SCHNEIDER, M. N. Abordagens de ensino e aprendizagem de línguas: comunicativa e intercultural. Contingência, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 68-75, 2010.

VIEIRA-MACHADO, L. M. da C. Educação Bilíngue em foco: desafios para a inclusão do sujeito surdo. In: VICTOR, S. L.; DRAGO, R.; PANTALEÃO, E. (Orgs.). Educação Especial: indícios, registros e práticas de inclusão. São Carlos: Pedro e João editores, 2013.

VIEIRA-MACHADO, L. M. da C. (Per)Cursos na formação de professores de surdos capixabas: constituição da educação bilíngue no estado do espírito santo. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.

Downloads

Publicado

15-07-2020