O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LA VIDA UNIVERSITARIA
Resumen
Este artigo apresenta um trabalho de pesquisa que teve como finalidade a produção da sequência didática (SD) La Vida Universitaria para a disciplina de Espanhol I do curso de Letras da UFRGS. O material foi criado como forma de oferecer oportunidades de aprendizado com base em temas relevantes aos alunos ingressantes na universidade e proporcionar interações significativas a partir de gêneros discursivos que circulam nas práticas sociais desempenhadas por alunos ingressantes. O artigo inicia apresentando a metodologia utilizada na construção da SD e a fundamentação teórica que sustentou sua produção: gêneros do discurso, letramento e ensino com base em tarefas. Posteriormente, é descrita a composição do material seguida dos produtos finais elaborados pelos alunos. Como resultado, verificou-se que o engajamento do grupo de alunos de Espanhol I, no primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS, foi evidenciado pelos textos produzidos. Foi possível perceber nos produtos finais o uso da língua para fazer coisas no mundo, refletindo a própria definição de letramento.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
