A INTERTEXTUALIDADE COMO MARCA DOS STICKERS DO WHATSAPP

Autores

Palavras-chave:

Sticker, WhatsApp, Intertextualidade

Resumo

Este artigo trata de uma prática bastante frequente nas trocas de mensagens via WhatsApp: a postagem de stickers. Conhecidos como “figurinhas” divertidas criadas por usuários anônimos por meio de aplicativo específico, os stickers têm ganhado projeção e relevância na comunicação on-line. Partimos da hipótese de que uma das principais marcas dessa forma de interação é o caráter intertextual, já que exige do usuário/interlocutor, na maioria dos casos, conhecimento prévio para as figuras serem compreendidas. Desse modo, além de caracterizar o fenômeno, temos por objetivo mostrar como, muitas vezes, é preciso flagrar o diálogo entre os diferentes textos que os stickers mobilizam para se estabelecer a produção do sentido, tendencialmente de cunho humorístico. A análise, no que tange especificamente à intertextualidade, ancora-se nos pressupostos teóricos da Linguística Textual.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Carmelino, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutora e mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); graduada em Letras pela UNESP. É professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Lídia Kogawa, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Graduanda em Letras - Francês na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduada em Comunicação Institucional pela Universidade Braz Cubas.

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Publicado

15-07-2020