REVISÃO TEXTUAL E PRODUÇÃO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

UMA REFLEXÃO SOBRE O RISCO DE PLÁGIO

Autores

Palavras-chave:

Revisão textual, Produção textual, Gênero dissertação de mestrado, Plágio

Resumo

A revisão textual é uma das etapas da produção de textos, realizada pelo profissional revisor. Assim, o objetivo deste artigo é verificar se o revisor de textos se atém à questão do plágio, e, se sim, em quais critérios se pauta. Selecionamos uma dissertação de mestrado em etapa de revisão e recortamos trechos de interações. Teoricamente, discutimos sobre os gêneros discursivos em Bakhtin (2011), sobre revisão textual em Oliveira (2016) e sobre a prática de plágio baseando-nos na Lei nº 9.610, dos direitos autorais. Mediante análise, verificamos que o revisor identifica informações que necessitam ser devidamente referenciadas, a fim de evitar o risco de plágio em trabalhos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Helena de Melo Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); graduada em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). É professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Patrícia Souza Lemos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); mestra em Linguística pela UESB; graduada em Letras - Língua Portuguesa pela mesma instituição. Bolsista da CAPES. É revisora de textos e normalizadora técnica.

Downloads

Publicado

15-07-2020