AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930

UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autores

Palavras-chave:

INES, Representação do INES, Cartas de pais de surdos, Linguística Sistêmico-Funcional

Resumo

Este artigo apresenta a análise de cartas de familiares de surdos sob a perspectiva Sistêmico-Funcional de Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004, 2014), por meio da metafunção ideacional, com o objetivo de refletir sobre a  importância do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES presente nos discursos desses documentos e compreender a representação dessa instituição para essas famílias. Foram analisadas oito cartas escritas na década de 1930, direcionadas ao INES, com solicitação de matrícula ou de permanência de seus familiares no Instituto. A análise das cartas mostrou a representatividade do Instituto naquela época e que pode ser expandida até os dias atuais, na medida em que é considerado uma referência na educação de surdos e uma instituição assistencialista e acolhedora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Beatriz Caricari de Morais, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio doutoral na Universidade de Lisboa (U. Lisboa); graduada em Letras - Inglês/Português pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). É professora do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); graduada em Letras - Português/Inglês pela Associação Educacional Dom Bosco e especialista em Atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Referências

CRUZ, O. M. de S. S; MORAIS, F. B. C. Elaboração de Material Didático de Língua Portuguesa como L2 para Alunos Surdos do Curso de Pedagogia: Desafios e Possibilidades. VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Abril 2017 v. 2 n. 2. Disponível em: <http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/educationproceedings/clafpl2016/008.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CRUZ, O. M. S. S. Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF. DELTA, São Paulo, n. 34.1, p 205-234, 2018.

CRUZ, O. M. S. S.; MENDONÇA, A.; DIAS, M.; MARTINS, M.; O passado tem história: análise sistêmico-funcional da carta de Huet para a criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Interletras, v. 08, n. 29, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2004.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2014.

MORAIS, F. B. C. A representação das mulheres na política brasileira: um estudo sob a perspectiva Sistêmico-Funcional. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

MORAIS, F. B. C. Variação de usos do clítico ‘se’ na comunidade acadêmica: um estudo descritivo com base na Linguística Sistêmico-Funcional. Cadernos de Linguagem & Sociedade, v. 22, 2016.

MORAIS, F. B. C.; CRUZ, O. M. de S. S. A história em quadrinhos na aula de língua portuguesa como Segunda Língua (L2): relato de uma experiência com alunos surdos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 1, 2017.

ROCHA, S. A história da Educação de Surdos no Brasil. Rio de Janeiro: INES, 2014.

SKLIAR, C. (Org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2013.

Downloads

Publicado

15-07-2020