PROPOSTAS DE ATIVIDADES E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PRATICADOS NO ENSINO DA ESCRITA EM ELE NA EAD

Autores

Palavras-chave:

Espanhol como língua estrangeira (ELE), Educação a Distância (EaD), Ensino da escrita

Resumo

O trabalho descreve como se desenvolve o ensino da escrita em espanhol como língua estrangeira (ELE) na Educação a Distância (EaD). Mais especificamente, investigamos a configuração das propostas de atividades e comentamos os procedimentos metodológicos nos quais se baseia o ensino da habilidade escrita nos gêneros do ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA). Fundamentamo-nos teoricamente em Carvalho (2018), Koch e Elias (2015), Aretio (2007; 2014), Arrerte (2011), Vieira (2005), Abadía (2004) entre outros estudiosos. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso com tratamento qualitativo-descritivo dos dados coletados nas aulas da disciplina Língua Espanhola IV num curso de Letras - Língua Espanhola da Universidade Aberta do Brasil (UAB). De modo geral, os resultados revelaram que a configuração das propostas de atividades, nos foros do AVEA, não incentivava um projeto de ensino de escrita integralmente interativa, uma vez que parte dos procedimentos metodológicos foram réplicas do que geralmente costuma ocorrer nas tarefas contidas em livros impressos. Nos dados observados, portanto, predominou o emprego de atividades com foco na estrutura da língua e pouca promoção da interação para uma aprendizagem significativa da escrita em língua espanhola.

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Biografia do Autor

Tatiana Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Español pela Universidad de Salamanca (USAL); mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); graduada em Letras - Português/Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora do Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

 

Publicado

15-07-2020