PROPOSTAS DE ATIVIDADES E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PRATICADOS NO ENSINO DA ESCRITA EM ELE NA EAD
Palavras-chave:
Espanhol como língua estrangeira (ELE), Educação a Distância (EaD), Ensino da escritaResumo
O trabalho descreve como se desenvolve o ensino da escrita em espanhol como língua estrangeira (ELE) na Educação a Distância (EaD). Mais especificamente, investigamos a configuração das propostas de atividades e comentamos os procedimentos metodológicos nos quais se baseia o ensino da habilidade escrita nos gêneros do ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA). Fundamentamo-nos teoricamente em Carvalho (2018), Koch e Elias (2015), Aretio (2007; 2014), Arrerte (2011), Vieira (2005), Abadía (2004) entre outros estudiosos. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso com tratamento qualitativo-descritivo dos dados coletados nas aulas da disciplina Língua Espanhola IV num curso de Letras - Língua Espanhola da Universidade Aberta do Brasil (UAB). De modo geral, os resultados revelaram que a configuração das propostas de atividades, nos foros do AVEA, não incentivava um projeto de ensino de escrita integralmente interativa, uma vez que parte dos procedimentos metodológicos foram réplicas do que geralmente costuma ocorrer nas tarefas contidas em livros impressos. Nos dados observados, portanto, predominou o emprego de atividades com foco na estrutura da língua e pouca promoção da interação para uma aprendizagem significativa da escrita em língua espanhola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.