ANÁLISE COMPARATIVA DA MICROCONSTRUÇÃO UM BELO DIA / UN BEL GIORNO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO ITALIANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i28.31036

Palavras-chave:

Um belo dia, Un bel giorno, Microconstrução, Gramática de Construções, Diacronia

Resumo

Toda língua apresenta expressões idiomáticas em seu repertório escrito e oral. Essas expressões às vezes vêm de contextos completamente diferentes daqueles utilizados hoje em dia, de modo que nos perguntamos como elas chegaram às suas formas atuais, quais foram suas evoluções linguísticas e se a sociedade e as vicissitudes históricas tiveram um impacto em sua transformação. É o caso das microconstruções gêmeas um belo dia no português brasileiro e un bel giorno em italiano. Sendo assim, este artigo parte da analise pancrônica promovida por Silva (2017) e da sua descrição dos usos dessa microconstrução no português brasileiro segundo os contextos de Diewald (2002), em particular. O artigo compreende uma parte teórica inicial, baseada em princípios do Funcionalismo e da Gramática das Construções; uma segunda parte voltada para a análise de dados derivados de corpus do italiano histórico, na qual se faz uma contextualização sócio-histórica, e, em seguida, a análise dos contextos de uso dessas microconstruções no italiano.

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Biografia do Autor

Vânia Cristina Casseb Galvão, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); mestra em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG); professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística, Letras e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG); e professora visitante na Università del Salento (Unisalento, Itália). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq; pesquisadora contemplada com o auxílio do European Research Council (ERC) e do Brazilian National Council of State Funding Agencies to provide research in Ca Foscari University - Italy.

Carlotta Boellis, Università del Salento (UNISALENTO)

Mestranda em Tradução e Interpretação na Università del Salento (Unisalento, Itália); graduada em Mediação Linguística.

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Publicado

14-10-2020