A AÇÃO COLABORATIVA NO DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA ESPANHOLA POR APRENDIZES BRASILEIRAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PRIVADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32190

Palavras-chave:

Tarefas colaborativas, Teoria Sociocultural, Aprendizagem de espanhol

Resumo

Na área de ensino de línguas adicionais, há evidências do papel significativo do trabalho em pares no processo de aprendizagem discente. Este estudo buscou, por meio de uma pesquisa-ação, com base na teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1991, 2000; BROOKS, DONATO, 1994; FIGUEIREDO, 2019) e na hipótese do output (SWAIN, 1995), (1) analisar a ocorrência das estratégias de mediação no decorrer das tarefas colaborativas desenvolvidas nas etapas anterior e posterior à administração da intervenção pedagógica e (2) identificar situações de andaimento nas tarefas transcorridas nessas duas etapas do estudo por uma dupla de estudantes de língua espanhola, matriculada no terceiro ano do ensino médio, em uma escola particular localizada no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Esses alunos foram expostos a tarefas colaborativas, com temática relativa à alimentação saudável e à prática de esportes na adolescência, nas etapas de pré-teste, intervenção e pós-teste. Os resultados apontaram maior ocorrência de estratégias de mediação na etapa de pré-teste e de andaimento na fase de pós-teste, sugerindo que a interação em díades forneceu benefícios para a aprendizagem em espanhol.

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Biografia do Autor

Suzana Toniolo Linhati, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - campus Bagé; graduada em Letras - Língua Espanhola e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Eduardo de Oliveira Dutra, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com estágio sanduíche na Universidade de Salamanca (USAL); mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); especialista em Estudos Avançados em Língua e Literaturas de Língua Espanhola pela PUC-RS; graduado em Letras - Espanhol e Respectivas Literaturas pela mesma instituição. É professor do curso de Línguas Adicionais - Inglês e Espanhol e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé.

Marília dos Santos Lima, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Ciência Linguística pela University of Reading (Inglaterra); mestra em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); graduada em Letras - Inglês, Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou pós-doutorado na Universidade de Toronto. É professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

30-12-2020