Representações identitárias do indivíduo financeiramente educado no material didático da Estratégia Nacional de Educação Financeira para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v16i33.37635Palavras-chave:
Educação Financeira., Identidade, DiscursoResumo
O objetivo deste artigo é analisar a construção discursiva da identidade do indivíduo financeiramente educado em um livro do material didático da Estratégia Nacional de Educação Financeira para o ensino médio. Para tanto, utilizamos o quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso Crítica (ADC). Adotamos como categoria de análise linguística as unidades lexicais que fazem referência a ações e projetos dos sujeitos. Nossos resultados demonstram que a construção identitária do jovem financeiramente educado é perpassada pela individualização dos problemas e desafios, atribuindo unicamente ao sujeito a responsabilidade pelas escolhas que vão determinar seu próprio bem-estar financeiro, de sua família e da sociedade.
Downloads
Referências
ARTHUR, C. Financial literacy education: neoliberalism, the consumer and the citizen. Rotterdam: Sense Publisher, 2012.
BENWELL, B.; STOKOE, E. Discourse and identity. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.
CAMPOS, C. L. O. et al. A construção da identidade social da mulher em obras de finanças pessoais. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 20, n. 2, p. 112-131, 2019.
CARDOSO, S. H. B. A questão da referência: das teorias clássicas à dispersão de discursos. Campinas: Autores Associados, 2003.
ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira. 2017. Disponível em: <http://www.vidaedinheiro.gov.br>. Acesso em: 9 nov. 2020.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: Textual analysis for social research. London/New York: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis in transdisciplinary research. In: WODAK, R.; CHILTON, P. (Eds.). A new agenda in (Critical) Discourse Analysis: Theory, methodology and interdisciplinarity. Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2005. p. 53-70.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Trad. Izabel Magalhães. Brasília: Editora da Universidade Federal de Brasília, 2001.
FINA, A. de. Group identity, narrative and self-representations. In: FINA, A. de; SCHIFFRIN, D; BAMBERG, M. Discourse and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. p. 351-375.
GEE, J. P. An introduction to Discourse Analysis: Theory and method. London/New York: Routledge, 2001.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1992.
LUCEY, T. A.; AGNELLO, M. F.; LANEY, J. D. A critically compassionate approach to financial literacy. Rotterdam: Sense Publishers, 2015.
LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. The economic importance of financial literacy: theory and evidence. Journal of Economic Literature, American Economic Association, v. 52, n. 1, p. 5-44, 2014.
OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Recommendation on principles and good practices for financial education and awareness. Directorade for financial and enterprice affairs. 2005. Disponível em: <http://www.oecd.org>. Acesso em: 15 maio 2021.
SANTOS, L. C. B. do. O que fazer com seu dinheiro: o discurso de autoajuda em manchetes de capas de jornais. 2013. 198f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal do Pernambuco, Recife, 2013.
SILVA, A. M. da; KISTEMANN JR., M. A.; VITAL, M. C. Um estudo sobre a inserção da educação financeira como tema curricular nas escolas públicas brasileiras. In: MARTINHO, M. H. et al. (Eds.). Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Braga: APM., 2014. p. 35–46.
SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 73-102.
SHIFF, B.; NOY, C. Making it personal: shared meanings in the narratives of Holocaust survivors. In: FINA, A. de; SCHIFFRIN, D; BAMBERG, M. Discourse and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. p. 398-425.
STIEGER, S.; JEKEL, T. Ideology, education, and financial literacy: Uncovering neoliberal ideology in assessment studies of economics education – the case of Austria. Journal of Social Science Education, v. 18, n. 2, p. 4-27, 2019.
VAN DIJK, T. A. Ideology and discourse analysis. In: Colloquium on Ideology, London: Oxford, 2004. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2021.
WODAK, R.; MEYER, M. Methods of critical discourse studies. 3rd. edition. Los Angeles/London/New Delhi/Singapure/Washington DC: SAGE Publications, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.