Referenciação no texto multimodal

um olhar sobre o encapsulamento verbo-imagético e sua colaboração na orientação argumentativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i36.40269

Palavras-chave:

Referenciação. Encapsulamento. Orientação argumentativa. Charges.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como o encapsulamento verbo-imagético presente no gênero charge atua na orientação argumentativa do texto. Para isso, fazemos uma convergência entre o aporte teórico da referenciação com a Gramática do Design Visual. Nesse ínterim, desenvolvemos um estudo com abordagem qualitativa e interpretativista, o qual analisamos como a referenciação, especificamente o processo de encapsulamento verbo-imagético, atua na construção da argumentação no gênero charge, considerando as parcelas semióticas que constituem o texto. Para embasamento do estudo, encontramos suporte teóricos nos estudos de Ramos (2012); Cavalcante e Brito (2020); Lima (2017); Santana (2019) e entre outros. Observamos que semelhante ao que ocorre com o encapsulamento no texto verbal escrito por meio de expressões encapsuladoras, tal fenômeno também ocorre no texto verbo-imagético. Acrescentamos que sobre encapsulamento no texto verbo-imagético, requer levar em consideração conhecimentos de mundo e a memória contextual, pois compreendemos que as expressões encapsuladoras não só encapsulam o elemento na superfície do texto, mas sumarizam informações implícitas recuperadas cognitivamente por meio do contexto e de inferências a partir das imagens introduzidas no texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Pereira da Silva Fontinele, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Integra o Grupo de Pesquisa Proletras/UFPI. 

Maria Angélica Freire de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí-UFPI. 

Referências

CARVALHO, Maria Angelica Freire de. O funcionamento textual-discursivo dos rótulos em artigos de opinião. 2005. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270789>. Acesso em: 5 ago. 2021.

CAVALCANTE, M. M.; BRITO, M. A. P. Estratégias de referenciação em textos multssemióticos. Seda, Seropédica, Rio de Janeiro, v.5, n. 12, p. 55-71, 2020.

CAVACANTE, M. M. os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

DUCROT, Oswald. Prova e dizer: leis lógicas e leis argumentativas. São Paulo: Global, 1981.

DIJK, T. A. van. Discurso e contexto. Uma abordagem sociocognitivista. Trad. R. Ilari. São Paulo: Contexto, 2012

HALLIDAY, M.A.K. An Introduction to Functional Grammar. Hodder Education,1994.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading imagem. The grammar of visual. London: Routledge, 2006.

KOCH, Ingedore G. V. e ELIAS, Vanda M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016, 240p.

KOCH, Ingedore Villaça. A Inter-Ação pela Linguagem. 10º Ed. São Paulo: Contexto, 2010.

LIMA, Silvana Maria Calixto de. Referenciação e Multimodalidade: revisitando os processos de recategorização e encapsulamento. Revista de Letras-Universidade Federal do CearáUFC/Fortaleza. Disponível em: www.periodicos.ufc.br/index.php/revletras

MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção de objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, Mônica Magalhães et (org). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p.17-52. (coleção clássicos da Linguística).

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Manual de Pesquisa em Estudos Linguísticos. 1ed. São Paulo: Parábola, 2019. 160p.

RAMOS, P. Estratégias de referenciação em textos multimodais: uma aplicação em tiras cômicas. Linguagem em (Dis) curso, Tubarão, SC, v.12, n. 3, p. 743-763, set./dez. 2012.

RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, Textos e Tecnologias: provocações para a sala de aula. São Paulo, Parábola, 2021, 184f.

SANTANA, Vanda Maria Alves. O encapsulamento imagético na construção da argumentação em textos verbo-imagéticos. Dissertação de Mestrado em Letras-Universidade Estadual do Piauí-UESPI, 2019, 120f.

Downloads

Publicado

31-07-2023