A formação de leitores proficientes

uma proposta de análise da videoanimação Spring

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i36.40311

Palavras-chave:

Semiótica. Multiletramentos. Videoanimação.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização de videoanimações em sala de aula, considerando os aspectos linguísticos, semióticos e discursivos. Para a concretização desse objetivo, parte-se de um estudo teórico sobre as contribuições do trabalho com textos multissemióticos como uma proposta didático-pedagógica. Para tal, adota-se a linha teórica da Semiótica Social e da Pedagogia dos Multiletramentos. Desse modo, entre os autores que embasam o estudo realizado merecem destaque Rojo e Almeida (2012), Rojo e Barbosa (2015) e Zozzoli (2012). Além disso, apresenta-se uma proposta de análise da videoanimação Spring, produzida por Blender Animation Studio e disponibilizada no You Tube pelo canal Animals Review. Assim, a partir da articulação entre teoria e prática, busca-se refletir sobre o ensino da leitura em espaço escolar, de modo a favorecer a formação de leitores proficientes e que tenham a liberdade de interagir socialmente. Por meio do trabalho realizado, foi possível constatar que as videoanimações apresentam potencialidades para a formação de leitores mais atentos aos aspectos linguísticos, semióticos e discursivos, possibilitando a identificação de elementos explícitos, a realização de inferências, a compreensão dos projetos de dizer dos produtores, o entendimento da estrutura composicional, bem como a ampliação da capacidade crítica e de funcionamentos das práticas discursivas.

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Biografia do Autor

Daniela Rodrigues, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Lavras (2022) e ensino-médio-segundo-grau pela Escola Estadual Cinira Carvalho (2013).

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Patos de Minas (1993), graduação em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade de Uberaba (2010) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Possui Curso de Especialização em Linguística pelo Centro Universitário de Patos de Minas, Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Lavras do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Letras. Coordena o grupo de estudos e pesquisa Textualiza (Textualidades em Gêneros Multissemióticos e Formação de Professores de Língua Portuguesa).

Taisa Rita Ragi, Universidade Federal de Lavras

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Lavras - UFLA (2022 - atual). Graduada em Letras - Português e Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2017-2021), técnica em Redes de Computadores pelo Centro Tecnológico de Minas Gerais (CEFET-MG) campus IX Nepomuceno (2013-2015). Membra atuante do grupo de pesquisa, Textualiza (Textualidades em Gêneros Multissemióticos e Formação de Professores de Língua Portuguesa - CNPQ- UFLA).

 

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Publicado

31-07-2023