Currículo Lattes

organização retórica da seção resumo nas subáreas de linguística e literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i38.42159

Palavras-chave:

Modelo CARS. Resumo do currículo Lattes. Análise de Gêneros.

Resumo

Dada a importância da presença do currículo Lattes no contexto acadêmico, considerando, em especial, a seção do resumo, nos questionamos como as informações são organizadas e distribuídas e quais propósitos se pretende atingir ao construir o resumo. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a organização retórica do resumo do currículo Lattes na área de Letras, especificamente, identificar as regularidades das informações nas subáreas de Linguística e Literatura e descrever os movimentos e estratégias retóricos. A pesquisa se insere na Teoria dos Gêneros de abordagem sociorretórica. Portanto, recorremos aos estudos de Bawarshi e Reiff (2023), Swales (1990), Bezerra (2022), Hemais e Biasi-Rodrigues (2012), Biasi-Rodrigues (2009), Oliveira e Bezerra (2021), Bhatia (2009) e Porto e Melo (2020). A metodologia tem caráter descritivo e comparativo. O corpus é constituído por 20 resumos de currículo Lattes de membros atuantes em programas de pós-graduação. Foi possível produzir um quadro da organização retórica comparando as duas áreas. Verificamos cinco movimentos retóricos e quatorze estratégias retóricas. Identificamos que o resumo do currículo Lattes faz parte de uma colônia de gêneros com função resumitiva e com propósitos comunicativos específicos do seu meio de circulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dandara Rochelly Fernandes Araújo , Universidade Estadual do Piauí

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL, da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, área de concentração: Linguagem e Cultura, linha de pesquisa "Estudos da linguagem: descrição e ensino". Possui licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, francesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Membro do EntreRios - Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Materialista e História das Ideias Linguísticas.

Bárbara Olímpia Ramos de Melo, Universidade Estadual do Piauí

Doutora e Mestre em Linguística (UFC), Especialista em Língua Portuguesa (UFPI) e Graduada em Letras/Português (UFPI). Estágio pós-doutoral na UNICAP. É docente da Graduação em Letras/Português e do Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. É líder do grupo de pesquisa Estudos sobre a linguagem e o ensino da língua portuguesa, cadastrado do diretório de grupos do CNPq.

Referências

BAWARSHI, A. S.; REIFF, M. J. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. Tradução: Benedito Gomes Bezerra et al. São Paulo: Parábola, 2023.

BHATIA, V. K. Analysing genre: language use in professional settings. New York: Longman, 1993.

BHATIA, V. K. A análise de gêneros hoje. In: Gêneros e sequências textuais. Org. BEZERRA, B. G; BIASI-RODRIGUES, B; CAVALCANTE, M. M. Pernambuco: EDUPE, 2009.

BEZERRA, B. O gênero como ele é (e como ele não é). São Paulo: Parábola. 2022.

BIASI-RODRIGUES, B. O gênero resumo: uma prática discursiva de comunidade acadêmica. In: BIASI-RODRIGUES, Bernadete; ARAÚJO, Júlio César; SOUSA, Socorro Cláudia Tavares. Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 49-76

HEMAIS, B; BIASI-RODRIGUES, B. A proposta sociocorretórica de John M. Swales para o estudo dos gêneros textuais. In: Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2012.

HYLAND, K. Disciplinary discourse: social interactions in academic writing. Singapura: Pearson Education Limited, 2000

NETO, J. B. Ensaios de filosofia da linguística. São Paulo: Parábola, 2004.

OLIVEIRA, J. H. P. Análise de gênero em contextos específicos: organização retórica e construção de sentidos no resumo de comunicação para eventos acadêmicos. 2017. 198f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/975. Acesso em: 20 de jun. 2023

OLIVEIRA, J; BEZERRA, B. Gêneros de resumos em eventos acadêmicos: Inter-relações textuais e contextuais. Campinas: Linguística Aplicada. n.30, set/dez. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/pzvpgKBbtcWgTgWm5ZGF5Nm. Acesso em 20 de maio de 2023.

PLATAFORMA LATTES. Sobre a plataforma Lattes. Disponível em: https://lattes.cnpq.br. Acesso em: 10 de julho de 2023.

PACHECO, J. T; BERNARDINO, C. G. Culturas disciplinares em análise sociorretórica de gêneros: em busca de uma proposição conceitual. Fórum linguístico, Florianópolis, v. 19, n. 04, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/issue/view/3530. Acesso em: 15 de ago. 2023.

PINHEIRO PORTO, A. J; MELO, B. O. R. Organização retórica da seção considerações finais em monografias de letras. Letras em revista, v. 11, n. 01, jun. 2020. ISSN 2318-1788. Disponível em: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/239. Acesso em: 25 jun. 2023.

PORTO, A. J. P.; MELO, B. O. R. de. Organização Retórica da Seção Considerações Finais em Monografias de Letras. Letras Em Revista, [S.l.], v. 11, n. 01, jun. 2020.

SOUSA, E. B. de. Gênero projeto de pesquisa: onde esfera acadêmica, comunidade acadêmica e cultura disciplinar se encontram. Letras em revista, [S.l.], v. 11, n. 01, jun. 2020. ISSN 2318-1788. Disponível em: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/290. Acesso em: 15 ago. 2023.

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

Downloads

Publicado

28-12-2023