Funcionamento semântico-enunciativo das palavras manifestante e manifestação
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i41.44509Palavras-chave:
Manifestante, Manifestação, Semântica do Acontecimento, Discurso do Estado, Dilma RousseffResumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender o funcionamento semântico-enunciativo das palavras manifestante e manifestação no discurso do Estado, representado aqui pelo pronunciamento da ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff — em rede nacional de rádio e televisão — no dia 21 de junho de 2013. Para tanto, recorreu-se aos procedimentos de análise propostos pela Teoria da Semântica do Acontecimento, desenvolvida por Guimarães (2005; 2007a; 2007b; 2011; 2018). Após a realização das análises, foi possível compreender que o sentido de manifestante e manifestação se constitui a partir da relação que essas palavras estabelecem com outras palavras nos enunciados nos quais funcionam. Assim, o pronunciamento analisado se constitui como um acontecimento enunciativo que se caracteriza como um espaço de constituição de sentidos e de divisão de línguas.
Downloads
Referências
BRASIL. Biblioteca da Presidência da República. Pronunciamento da presidenta da república, Dilma Rousseff, em cadeia nacional de rádio e tv. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/dilma-rousseff/discursos/discursos-da-presidenta/pronunciamento-da-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-em-cadeia-nacional-de-radio-e-tv. Acesso em: 3 mai. 2024.
FERREIRA, A. B. H. MINIAURÉLIO séc. XXI escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. rev. ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
GUIMARÃES, E. R. J. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes, 2005.
GUIMARÃES, E. R. J. Domínio Semântico de Determinação. In: GUIMARÃES, E. R. J.; MOLLICA, M. C. (org.). A palavra forma e sentido. Campinas: Pontes Editores, 2007a. p. 77–84.
GUIMARÃES, E. R. J. Texto e argumentação. Campinas: Pontes, 2007b.
GUIMARÃES, E. R. J. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas: Editora RG, 2010.
GUIMARÃES, E. R. J. Análise do texto: procedimentos, análise, ensino. Campinas: Editora RG, 2011.
GUIMARÃES, E. R. J. Semântica: enunciação e sentido. São Paulo: Pontes, 2018.
HOUAISS, A. et al. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
MACHADO, C. de P. P. Política e sentidos da palavra preconceito: uma história no pensamento social brasileiro na primeira metade do século XX. 2010. 258 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
SILVA, E. M. da. Expectativas correspondidas ou frustradas? uma análise das estratégias de relação em enunciados com os operadores mas e embora. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista (Con)Textos Linguísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.