Funcionamento semântico-enunciativo das palavras manifestante e manifestação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i41.44509

Palavras-chave:

Manifestante, Manifestação, Semântica do Acontecimento, Discurso do Estado, Dilma Rousseff

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o funcionamento semântico-enunciativo das palavras manifestante e manifestação no discurso do Estado, representado aqui pelo pronunciamento da ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff — em rede nacional de rádio e televisão — no dia 21 de junho de 2013. Para tanto, recorreu-se aos procedimentos de análise propostos pela Teoria da Semântica do Acontecimento, desenvolvida por Guimarães (2005; 2007a; 2007b; 2011; 2018). Após a realização das análises, foi possível compreender que o sentido de manifestante e manifestação se constitui a partir da relação que essas palavras estabelecem com outras palavras nos enunciados nos quais funcionam. Assim, o pronunciamento analisado se constitui como um acontecimento enunciativo que se caracteriza como um espaço de constituição de sentidos e de divisão de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geane Cássia Alves Sena, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestra em Linguística pela Universidade de Franca (Unifran) e graduada em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Referências

BRASIL. Biblioteca da Presidência da República. Pronunciamento da presidenta da república, Dilma Rousseff, em cadeia nacional de rádio e tv. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/dilma-rousseff/discursos/discursos-da-presidenta/pronunciamento-da-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-em-cadeia-nacional-de-radio-e-tv. Acesso em: 3 mai. 2024.

FERREIRA, A. B. H. MINIAURÉLIO séc. XXI escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. rev. ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

GUIMARÃES, E. R. J. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes, 2005.

GUIMARÃES, E. R. J. Domínio Semântico de Determinação. In: GUIMARÃES, E. R. J.; MOLLICA, M. C. (org.). A palavra forma e sentido. Campinas: Pontes Editores, 2007a. p. 77–84.

GUIMARÃES, E. R. J. Texto e argumentação. Campinas: Pontes, 2007b.

GUIMARÃES, E. R. J. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas: Editora RG, 2010.

GUIMARÃES, E. R. J. Análise do texto: procedimentos, análise, ensino. Campinas: Editora RG, 2011.

GUIMARÃES, E. R. J. Semântica: enunciação e sentido. São Paulo: Pontes, 2018.

HOUAISS, A. et al. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

MACHADO, C. de P. P. Política e sentidos da palavra preconceito: uma história no pensamento social brasileiro na primeira metade do século XX. 2010. 258 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

SILVA, E. M. da. Expectativas correspondidas ou frustradas? uma análise das estratégias de relação em enunciados com os operadores mas e embora. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2024